quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Telebrás inicia licitação para ativar fibras óticas 23/09/10


A Telebrás publicou na sexta-feira (17), para consulta pública até 1º de outubro, o primeiro termo de referência para a aquisição dos equipamentos e serviços que comporão a rede de telecomunicações do governo federal para levar a banda larga a 4.283 municípios até 2014. Segundo a Telebrás, a contratação será “baseada na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing), que irá ativar as fibras ópticas, possibilitando a sua utilização, transformando-as em um meio de transporte de dados óptico – Backbone Óptico”.

A licitação terá como base a Medida Provisória 495/2010: “A Telebrás poderá restringir a participação na licitação a produtos com tecnologia desenvolvida no Brasil e produzidos de acordo com o Processo Produtivo Básico - PPB definido na Lei 10.175/2001”.

A estatal informou que o edital incluirá “o fornecimento, com garantia e assistência técnica, de equipamentos DWDM, plataforma de gerência, serviços de instalação, treinamento e operação inicial”. Para a Telebrás, “o DWDM é a tecnologia atual para redes de transporte de dados de alta capacidade, pois possibilita a transmissão de dados da ordem de terabits por segundo em um único par de fibras ópticas”.

Para compor o backbone óptico, serão instalados 241 pontos de presença (POPs) em três aneis ópticos (Sudeste, Sul e Nordeste) interconectados e uma rede cobrindo a Região Norte, totalizando 19.069 km de fibras ópticas.

De acordo com a Telebrás, “a aquisição desses equipamentos permitirá o início das operações na rede para o cumprimento da meta de interligar, ainda este ano, 100 cidades, mais 15 capitais, além do Distrito Federal”. No próximo ano, serão incluídos mais 1.063 municípios no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

O PNBL prevê que o acesso ao consumidor final (conhecida como última milha) será feito por provedores, para ampliar a concorrência e derrubar o preço da banda larga cobrado atualmente pelas operadoras de R$ 100 mensais, em média, para R$ 35. Em localidades onde inexistam oferta adequada desses serviços, o serviço será feito diretamente pela Telebrás.



Os conteúdos aqui expostos, são do ponto de vista total e completamente do autor do blog.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP