sábado, 14 de agosto de 2010

Dilma cresce em oito estados pesquisados pelo Datafolha 14/08/10


ELEIÇÕES 2010

Dilma cresce em oito estados pesquisados pelo Datafolha




14.08.2010

Brasília - A pesquisa do Datafolha divulgada na noite de sexta-feira mostra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, cresceu em sete dos oito estados pesquisados. O presidenciável José Serra (PSDB) continua liderando em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul, mas a vantagem ficou menor.

A comparação leva em conta os dados colhidos pelo Datafolha em 382 municípios brasileiros, onde foram ouvidos 10.856 eleitores de segunda a quinta-feira da semana passada e o levantamento anterior , feito de 20 a 23 de julho.

A vantagem mais significativa da petista aconteceu em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, onde passou de 35% para 41% da intenção dos votos, ultrapassando Serra que caiu de 38% para 34%.

No Rio de Janeiro a vantagem da candidata do PT aumentou. Ela passou de 37% para 41%, contra a queda do tucano de 31% para 25%. Marina Silva tem 15%.

Na pesquisa anterior, a região Sudeste estava dividida entre Dilma e Serra. Agora, além de aumentar em dez pontos a vantagem no Rio, a petista lidera em Minas Gerais e diminuiu a desvantagem em São Paulo. Entre os paulistas, o maior contingente eleitoral do país, com 30 milhões de eleitores, Serra ainda se mantém na frente, mas caiu sete pontos percentuais, indo de 44% para 41%, enquanto sua principal adversária subiu de 30% para 34%.

O melhor desempenho de Dilma continua sendo em Pernambuco, onde também mostrou seu maior crescimento. Ela passou de 46% para 55% das intenções de voto, enquanto Serra caiu de 31% para 22%. No eleitorado que representa 6,3% do país, a vantagem que era de 15 pontos se estendeu para 33.

Segundo maior crescimento para a candidata do PT, a Bahia, quarto maior colégio eleitoral, mostrou um crescimento na vantagem. Dilma passou de 43% para 48%, e Serra caiu de 32% para 26%, uma vantagem de 11 pontos.

Vantagem cai no Sul

Na região Sul, única em que o tucano continua liderando, Dilma cresceu e diminuiu a vantagem. No Paraná, onde a vantagem de Serra na última pesquisa era de 15 pontos, a distância encurtou. Ele caiu de 45% para 41%, enquanto Dilma cresceu de 30% para 34%. No Rio Grande do Sul, a petista passou de 34% para 35%. Como a variação está dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não se pode dizer que houve crescimento de Dilma no estado. Já Serra, que continua na frente, caiu de 46% para 43%. A vantagem do tucano caiu de 12 para oito pontos.

No Distrito Federal, Dilma passou de 36% para 40%. O presidenciável tucano permaneceu no mesmo patamar da última pesquisa: 27%.

Na pesquisa espontânea, Dilma tem 26% e Serra 16%
Conforme a pesquisa, Dilma tem 41% das intenções de voto dos brasileiros contra 33% de Serra, enquanto Marina Silva (PV) tem 10%, brancos e nulos são 5% e indecisos 9%. Nenhum dos demais candidatos chegou a 1%. Considerando apenas os votos válidos, quando leva em conta apenas as indicações aos candidatos, Dilma tem 47% da preferência, número que deixa a petista a três pontos de vencer no primeiro turno. Serra tem 38%, Marina, 12%, e os demais candidatos juntos ficam em 2%.

Na indicação espontânea, na qual o pesquisador do Datafolha não mostrou ao entrevistado a lista dos candidatos, Dilma tem 26% (na pesquisa anterior tinha 21%), Serra tem os mesmos 16% e Marina passou de 4% para 5%.

Dilma Rousseff também venceria o tucano José Serra em um eventual segundo turno por 49% a 41%. Há 20 dias, no último levantamento feito pelo instituto, havia empate técnico nessa simulação.


Os conteúdos aqui expostos, são do ponto de vista total e completamente do autor do blog.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP