Dilma afirma que não se sentiu atacada em debate 06/08/10
Um dia após debate entre presidenciáveis, Dilma Roussef assinou compromisso com o projeto "Presidente Amigo da Criança", na Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
Por: Suzana Vier e Virginia Toledo, Rede Brasil Atual
Publicado em 06/08/2010, 17:35
Última atualização às 18:50
São Paulo – A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, assinou nesta sexta-feira (6) um compromisso com o projeto "Presidente Amigo da Criança". Dilma foi a primeira entre os presidenciáveis a aderir à plataforma, comprometendo-se a implementar, se eleita, políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente.
Durante entrevista coletiva, as perguntas à candidata foram pautadas pelo debate da quinta-feira (5), na TV Bandeirantes. Dilma ressaltou as diferenças entre seu programa de governo e as propostas de seu principal adversário, José Serra (PSDB). "Nossa diferença é achar que o Brasil só cresce com distribuição de renda. Somos diferentes. Eu acho que o candidato Serra representa a oposição, foi contra o governo Lula desde o início", citou.
Questionada sobre o desempenho do candidato Plínio de Arruda Sampaio, a petista respondeu que "não existe uma medida de comparação entre os candidatos". Evitou também a avaliação sobre o próprio desempenho.
Sobre a "política de retrovisor" – referência à comparação da era Lula com a era FHC – Dilma afirmou ser importante analisar as contribuições da história para que se ofereça um futuro melhor. Rebateu José Serra, dizendo que estranha a posição do candidato em não discutir projetos anteriores, já que ele alega ter tanta experiência.
A candidata também afirmou que não se sentiu atacada durante o debate. "É muito mais difícil participar das entrevistas diárias, os jornalistas são bons treinadores", brincou. "Além disso, o peso da responsabilidade está nas minhas costas todo dia. O debate só é mais formal", descreve.
Criança e adolescente
Na ocasião, acompanhada da primeira-dama, Marisa Letícia Lula da Silva, do candidato petista ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, e do presidente do partido, José Eduardo Dutra, Dilma discorreu sobre projetos voltados à criança e ao adolescente.
A candidata governista destacou índices alcançados durante o governo Lula como a redução da mortalidade, o combate ao trabalho infantil e os investimentos em saneamento básico, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Na área da saúde, a candidata afirmou que vai estruturar a Rede Cegonha, incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo cuidado à mãe e ao bebê até o primeiro ano de vida. Na educação voltou a defender a valorização do professor com melhores salários e formação continuada.
A assinatura do termo de compromisso é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Depois da participação da petista, José Maria Eymael (PDC) e Levy Fidélix (PRTB) chegaram à Abrinq para assinatura do compromisso.
0 comentários:
Postar um comentário