terça-feira, 6 de julho de 2010

BLOG DA PETROBRAS 06/07/10

GNL da Petrobras está entre os principais projetos de infraestrutura do mundo


O projeto de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) da Petrobras foi apontado pela consultoria KPMG como destaque de infraestrutura no mundo.

O levantamento, apresentado pela prática global de infraestrutura da KPMG em conjunto com o Infrastructure Journal, serviço inglês sobre infraestrutura global e financiamento de projetos, relaciona os 100 projetos globais mais interessantes de infraestrutura no mundo, sendo seis deles no Brasil.

A partir de um projeto inovador, a Petrobras construiu dois terminais de regaseificação de GNL, um no Terminal de Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), e outro na Bahia de Guanabara, no Rio de Janeiro. A regaseificação é realizada a bordo de navios. Em operação desde janeiro de 2009, os terminais têm, juntos, capacidade para processar 21 milhões de m³/dia de gás natural. (mais…)



Patrocínio da Flip: respostas ao jornal O Globo


Pergunta O Globo: Queremos repercutir a nota dada hj pelo Ancelmo. Gostaríamos de saber se há algum posicionamento da Petrobras sobre o assunto.

Resposta: A Petrobras esclarece que não há critérios políticos para a concessão de patrocínios e não houve desistência do patrocínio à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

No dia 25 de março, a Petrobras recebeu proposta de patrocínio da Flip para análise. O valor da cota de patrocínio foi considerado alto e a proponente apresentou nova proposta no dia 16 de abril. A Petrobras analisou o pedido e declinou da proposta, por conta de restrições orçamentárias. A proponente foi informada no dia 5 de maio e confirmou o recebimento da resposta da Companhia.

A Petrobras patrocina projetos culturais que estejam alinhados ao Programa Petrobras Cultural (PPC) e prevê a seleção de projetos por meio de editais nacionais de seleção pública. Atualmente, a Petrobras está com inscrições abertas para a edição 2010 do Programa Petrobras Cultural. A seleção pública vai destinar R$ 52,2 milhões para projetos em 16 áreas culturais, dentro das três linhas de atuação do Programa: Formação; Preservação e Memória; e Produção e Difusão.

Além dos projetos contemplados via seleção pública, a Petrobras patrocina projetos culturais que estejam alinhados ao Programa Petrobras Cultural, ou que apresentem oportunidades de posicionamento da marca em regiões ou para públicos estratégicos, ou que tenham interface com o negócio da empresa e que contemplem uma ou mais das seguintes características: interesse público, diversidade étnica e regional, reconhecida expertise no tema proposto, entre outras.

Também estão incluídos, nesta modalidade, os projetos de restauro de patrimônio edificado (para os quais não existe seleção pública), bem como as ações continuadas, em que a Petrobras trabalha fortemente a associação de marcas (ex: Orquestra Petrobras Sinfônica, Grupo Corpo, Festivais de Cinema de Brasília, Pernambuco e Gramado, entre outros).

Leia a matéria publicada pelo jornal O Globo nesta terça-feira (6/7): Ingressos para 11 mesas da Flip se esgotam em um dia.


Petrobras firma parceria tecnológica para conversão de biomassa


A Petrobras firmou contrato de parceria com a empresa holandesa BIOeCON para o desenvolvimento de um novo processo de conversão de biomassalignocelulósica em produtos que podem ser utilizados na produção de “plásticos verdes” ou transformados em biocombustíveis avançados. A biomassa lignocelulósica é encontrada em resíduos agrícolas como o bagaço de cana de açúcar.

A nova tecnologia, chamada Bi-Chem (Biomass Chemical Conversion, ou conversão química de biomassa), foi desenvolvida pela BIOeCON e tem potencial para produção de biocombustíveis avançados, como componentes de alta qualidade para diesel, com densidade energética superior à do etanol.

A Petrobras e a BIOeCON vão desenvolver a tecnologia e testá-la em escala piloto e de demonstração. A primeira parte do trabalho, incluindo a planta piloto, será feita nos Países Baixos e a unidade de demonstração será construída no Brasil.

Com este projeto, a Petrobras busca desenvolver mais uma alternativa para produção de biocombustíveis e produtos químicos renováveis e sustentáveis, de forma complementar às iniciativas em andamento, como por exemplo o etanol de bagaço de cana pela rota enzimática.

Este comunicado é de caráter meramente informativo, não constitui oferta, convite ou solicitação de oferta de subscrição ou compra de quaisquer valores mobiliários no Brasil ou em qualquer outra jurisdição e, portanto, não deve ser utilizado como base para qualquer decisão de investimento.


Os conteúdos aqui expostos, são do ponto de vista total e completamente do autor do blog.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP