sábado, 6 de março de 2010

...E DISSE MAQUIAVEL...

As guerras não se evitam com adiamentos


Frase de Maquiavel contém uma sábia lição para todo o político


Esta frase de Maquiavel encerra um ensinamento político de grande importância, que tem sido confirmado pela história em inúmeras situações, nos mais variados tempos e sistemas políticos. A leitura de Maquiavel contudo deve ser feita de maneira criteriosa e não literal, sob pena de incorrer-se em erros graves.


Para Maquiavel, o político lúcido é capaz de antecipar as situações de conflito que, mais cedo ou mais tarde, surgirão

Em primeiro lugar, é preciso ampliar-se o significado do que ele chama de guerra, para que a lição seja útil para a política que se pratica numa democracia. Por guerra deve entender-se, então, um conflito político sério e intenso que contrapõe dois adversários numa disputa decisiva (isto é uma disputa na qual o derrotado perde as condições de competitividade).


Segundo Maquiavel, o político lúcido é capaz de prever, com a devida antecipação, estas situações de conflito que, mais cedo ou mais tarde, surgirão. Diante deste quadro há duas maneiras de lidar com o “conflito anunciado”: ganhar tempo ou tomar a iniciativa.



Usando o exemplo dos romanos ele diz:


“Precavidos, os romanos conjuraram sempre os perigos antes que eles aumentassem, mesmo ao custo de uma guerra, pois sabiam que as guerras não se evitam adiando-as, e se forem adiadas, beneficiarão o adversário. Guerrearam contra Felipe e Antíoco na Grécia para não ter mais tarde que lutar contra ambos na Itália. Era fácil para eles evitar as guerras, mas não o fizeram, nem deram importância à antiga máxima dos sábio dos nossos dias de que convém ganhar tempo."

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP