sexta-feira, 7 de agosto de 2009

http://www.isabelcristinapt.com.br/

Fim da greve inicia negociações entre professores e Governo do Estado


Após 26 dias de mobilização os trabalhadores em educação do Estado de Pernambuco suspenderam a greve, no último 31 de julho. A classe optou por esta decisão depois que o governo estadual dicidiu sentar com o Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco) para negociação.

Na última quarta-feira (05/08) uma comissão dos trabalhadores em educação se reuniu com representantes da Secretaria de Educação. Na pauta, as questões das licenças-prêmio, afastamentos por atestados médicos e as faltas que os trabalhadores têm levado por conta das atividades sindicais e capacitações promovidas pela Secretaria de Educação.

Apenas o primeiro item chegou a ser debatido. As propostas do Sintepe foram encaminhadas para decisão do Governo, que deverá dar um parecer final até a próxima sexta-feira, segundo os professores.

A reunião de quarta-feria foi apenas a primeira de uma série. No dia 11 haverá novo encontro às 14 horas e no dia seguinte os sindicalistas se reunirão com os secretários Danilo Cabral (Educação) e Paulo Câmara (Administração) para discutirem a reformulação do Plano de Cargos e Carreira e o pagamento do Piso Salarial, a principal pauta do sindicato. De acordo com a Lei, o reajuste a ser aplicado é o do Fundeb (Fundo da Educação Básica) que este ano foi de 19,2%.

No dia 14 haverá a mesa coletiva, que reúne todos os representantes dos servidores do Estado.

Segundo a vereadora Cristina Costa, coordenadora do Sintepe em Petrolina, a greve representou uma vitória para os trabalhadores em educação. “Conseguimos que o governo sentasse para negociação e também que discutisse a reformulação do Plano de Cargos e Carreiras, bem como a aplicação do piso salarial ainda para este quadrimestre”.

Para a deputada Isabel Cristina o movimento dos trabalhadores foi importante porque demonstrou sua autonomia. “Eu tinha certeza que o governo iria reconhecer essa luta, chamando os professores para negociar, muito embora saibamos que a pauta do Estado é mais ampla”, opinou.


RECIFE
Por iniciativa da deputada Isabel Cristina, a campanha Preservação da Mama - Responsabilidade Socioambiental, foi apresentada na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa de Pernambuco, no mês de maio.

A ação faz um alerta e pretende conscientizar a população sobre os fatores de risco do câncer de mama produzidos pelo uso de agrotóxicos e outros fatores ambientais.

O material da Campanha foi exposto aos presentes pela Promotora de Justiça e vice-presidente da Associação Brasileira de Promotores do Meio Ambiente - Abrampa, Ana Rúbia Torres de Carvalho e pela procuradora de Justiça aposentada e diretora de assuntos institucionais da Associação do Ministério Público de Pernambuco - AMPPE, Maristela Simonin, autora do livro Sem Medo do Câncer de Mama.

OURICURI
A deputada Isabel Cristina foi uma das debatedoras do Seminário Câncer: conhecer para prevenir, ocorrido em abril, na Associação da Chapada do Tamboril, em Ouricuri, promovido pelas Associações Canto Alegre, São Bento, Chapada do Tamboril e Tamboril.

Na palestra, a deputada repassou aos participantes sua experiência como vítima da doença, abordando desde a fase inicial, à luta que vem travando pela superação do problema.

PETROLINA
Atendendo solicitação da deputada Isabel Cristina, a Comissão de Defesa de Direitos da Mulher da Assembléia Legislativa aprovou a realização de uma Audiência Pública no mês de agosto em Petrolina, em função do alto índice de casos de câncer constatado no município.

Pela importância do tema, a Comissão também aprovou para o mesmo mês a realização de uma grande Audiência Pública em conjunto com as comissões de saúde e meio ambiente na sede da Assembléia Legislativa, no Recife.


Uma das prioridades do mandato da deputada Isabel Cristina tem sido buscar a garantia de direitos e o acesso à cidadania das mulheres presidiárias. Tanto é que a deputada já encaminhou três indicações na Assembleia que tratam especificamente da questão.

Cristina solicita ao governo do Estado que promova a reforma da cadeia pública de Petrolina e que ela funcione em horário integral, além da designação de uma diretora do sexo feminino para o presídio do município.

Para a deputada, uma mulher no comando da unidade prisional “possibilitará o desenvolvimento de políticas voltadas para as especificidades femininas, criando um ambiente favorável para o retorno destas mulheres ao convívio social”.


Defensora radical do programa Chapéu de Palha para o Vale do São Francisco, a deputada Isabel Cristina (PT) ratificou seu apoio ao programa, encerrado no último dia 26 de julho.

Segundo Cristina, a adoção do Chapéu de Palha como uma política urgente e necessária foi muito acertada, tendo em vista a indiscutível necessidade da região. “No período da entressafra é visível o aumento do desemprego e consequente aumento dos índices de violência na região, o que demonstra claramente a necessidade desse programa”, declarou a deputada.

Cristina já havia defendido anteriormente o projeto em pronunciamento na Sessão da Assembléia Legislativa.

A extensão do Chapéu de Palha para o Sertão do São Francisco foi lançada em Petrolina pelo governador Eduardo Campos, no Dia do Trabalhador e encerrou-se no dia 25 de julho, em reunião que contou com um grande número de beneficiados.

Ao todo, foram beneficiadas 8 mil famílias, dos sete municípios do sertão sanfranciscano.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP