sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HOJE NA MÍDIA DA ELITE 21/08/09

Lula não vê crise no PT

Insatisfeitos podem deixar PT, diz Lula

O presidente Lula disse, em visita ao Vale do Açu (RN), que não vê crise no PT nem problema na saída dos senadores Marina Silva (AC) e Flávio Arns (PR). "Se a pessoa quer sair do partido, não está confortável, é direito da pessoa. Quem entra sai", declarou Lula, para quem "o PT continua forte, com muitas possibilidades". Irritado com a decisão de Aloizio Mercadante (SP) de renunciar ao cargo de líder do PT no Senado. Leia +


Economia

Conta de luz pode subir com mudança de imposto em SP

Diretor da Aneel admite possibilidade de reajuste, mas decreto estadual já está sendo questionado no STF

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) espera, para os próximos meses, uma romaria de distribuidoras de eletricidade em busca de autorização para aumentar suas tarifas. A razão é o decreto paulista que instituiu a chamada substituição tributária. As empresas argumentam que seus custos subiram por causa da medida e querem autorização para compensar esse efeito.

Ontem, o diretor-geral da agência, Nelson Hubner, admitiu que há grande possibilidade de os pedidos de reajuste serem aceitos. "Elas têm grande chance de ter êxito nesse questionamento. Temos de reconhecer."

O Decreto 54.177, assinado pelo governador José Serra (PSDB), obriga as companhias a recolher o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações das comercializadoras no mercado livre de energia.

A Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel) até já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto. A ação direta de inconstitucionalidade 4281 está sob a relatoria da ministra Ellen Gracie e questiona, principalmente, os danos que o decreto deve provocar sobre a livre concorrência no mercado de energia.
Leia +


Economia

Mantega diz que nova CPMF é dilema em meio à crise

Mantega diz que nova CPMF é dilema em meio à crise
SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou no fim da noite desta quinta-feira, em São Paulo, que a reedição da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) "é um dilema". Segundo ele, se por um lado a saúde precisa de verba para combater a pandemia de gripe suína, o momento é de crise e de desonerações.

- Temos um dilema importante aí. A saúde precisa de recursos para dar um atendimento maior à população, mas tenho feito desonerações - disse o ministro.

Mantega afirmou que a Constribuição Social para a Saúde (CSS) deverá ter uma alíquota pequena que não pesaria no bolso do consumidor, mas evitou fazer maiores comentários por se tratar de uma iniciativa do Congresso Nacional da qual ainda não está inteiramente a par
.
Leia +


Crise

Mercadante anuncia renúncia da liderança do PT nesta sexta. Planalto já trabalha

- Enfraquecido e isolado no governo e no PT, o líder da bancada e do bloco governista no Senado, Aloizio Mercadante (SP), usou nesta quinta-feira sua página no Twitter para anunciar, de novo, a decisão "em caráter irrevogável" de deixar o cargo, e marcou até hora para um discurso. Mas adiou o ato para hoje, depois que aceitou o apelo do ministro das Relações Institucionais, José Múcio (PTB), para, antes, conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio oficial deve ser feito num pronunciamento na manhã desta sexta-feira, no plenário.

Enquanto isso, Lula já trabalha o nome do substituto de Mercadante: o senador de primeiro mandato João Pedro (PT-AM), que assumiu como suplente de Alfredo Nascimento (PR)
.
Leia +


Anatel

Debate sobre qualidade da Anatel

Integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados reúnem-se na próxima semana com técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para avaliar a qualidade da Telefônica nos últimos doze meses. O principal tema é analisar os planos definidos junto à agência reguladora para garantir a estabilidade da rede de banda larga no estado de São Paulo. Os deputados querem ter certeza de que os investimentos e o planejamento necessários para manter a qualidade do serviço aos usuários estão sendo feitos pela operadora. Na reunião com a Anatel, os parlamentares também vão discutir outros problemas do setor de telefonia, como o alto índice de reclamações dos usuários registrado nos órgãos de defesa do consumidor. Leia +


O dia em que o PT roubou a crise no Senado

Lula minimiza crise ética do PT

A implosão do Partido dos Trabalhadores após o caso Sarney é um mal menor segundo o presidente. “Não vejo crise no PT”, disse Lula em público. Nos bastidores, porém, ele dá atenção a Aloizio Mercadante, que ameaça deixar o cargo de líder da bancada. Grupo ligado a Marta Suplicy já trabalha para a ex-ministra ocupar uma vaga no Senado em 2010, relatam as repórteres Denise Rothenburg e Daniela Lima. Leia +

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP