quinta-feira, 4 de junho de 2009

Eduardo prefere deixar o secretariado como está

O governador Eduardo Campos (PSB) decidiu não fazer nenhuma mudança em seu secretariado. O socialista tinha prometido anunciar ontem a composição de parte de seu novo staff e revelar o nome que substituiria o secretário de Agricultura, Ângelo Ferreira (PSB).


Durante almoço no Palácio das Princesas, Eduardo Campos pediu que Ângelo Ferreira adie os planos de voltar à AL. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press - 2/1/07
Mas por enquanto, tudo fica como está. Ontem, Ângelo almoçou com o governador no Palácio das Princesas e foi informado que permanecerá no cargo. A secretaria de Esportes, ocupada interinamente por George Braga, continuará nas mãos do PCdoB. O comunista será efetivado no cargo.

"
Nunca disse que iria sair. Se Eduardo quer que eu fique, eu vou ficar"
Ângelo Ferreira - secretário de Agricultura

Faltando um ano e quatro meses para a eleição de 2010, Eduardo avaliou que mudar agora algumas pastas poderia tumultuar desnecessariamente seu governo. Ontem, o secretário de Agricultura negou que tivesse pedido para sair do governo. Ele, no entanto, havia solicitado para voltar à Assembleia Legislativa para retornar o contato com sua base política no interior na tentativa de retomar seu mandato como deputado. "Eu nunca disse que iria sair. O governador não vai fazer alteração. Se Eduardo quer que eu fique, eu vou ficar. Vou conciliar a secretaria, que é uma trabalho operoso, com visitas às minhas bases no fim de semana", afirmou Ângelo, por telefone.

Os nomes do presidente do Prorural, José Patriota, e do ex-presidente do Instituto Xingó, Gilberto Rodrigues, estiveram na bolsa de aposta para assumir a Secretaria de Agricultura. Nos bastidores comenta-se que o governador optou por manter o secretário na pasta por uma questão pragmática. Mesmo não apresentando os resultados esperados e sem promover grandes avanços na secretaria, Ângelo é um socialista histórico e não criará dificuldades para o governo. "Ele faz uma gestão feijão com arroz e Eduardo vai empurrando o assunto com a barriga", disse um integrante do alto escalão do governo.

Enquanto for possível, o governador vai insistindo na tese de só fazer mudanças no primeiro escalão em abril de 2010. É o prazo limite para quem está em cargo público e deseja disputar a eleição. Entre os aliados que estão se preparando para concorrer nopróximo ano estão os secretários de Educação, Danilo Cabral (deputado federal), o de Turismo, Sílvio Costa Filho, o de Transportes, Sebastião Oliveira, além do secretário executivo de Articulação Regional, Aloísio Lessa. Os três ensaiam vôos para ocupar um mandato na Assembleia Legislativa.

Outros cargos, como o de secretário chefe da Assessoria Especial do governador, dirigido anteriormente por Izael Nóbrega, e de Articulação Regional, antes ocupado por José Antônio Dourado, atual presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), também estão vagos. Os ex-prefeitos Creuza Pereira (Salgueiro), Severino Ninho (Igarassu) e Odacy Amorim (Petrolina), todos do PSB de Eduardo Campos, estão na agulha para serem convocados a assumir um posto.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP