quinta-feira, 11 de junho de 2009

BLOG DA PETROBRAS 11/06/09

Carta ao jornal O Globo sobre a Petrobras Biocombustível

Junho 11, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

Não é verdade, conforme publicação do Globo no dia 11/6, que a “Petrobras dá verbas a entidade com irregularidades”. A Petrobras Biocombustível esclarece:

1) Todas as contratações às quais se refere a matéria, inclusive a da cooperativa Cooprase, envolveram apresentação de documentos legais, estatutários e regulamentares e de todas as certidões negativas. Foi comprovada assim a regularidade fiscal das instituições contratadas, inclusive junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

2) A contratação de serviços de assistência técnica é obrigação legal, conforme lei federal que regulamentou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, e é condição imprescindível à manutenção do Selo Combustível Social por parte da empresa. O Selo assegura acesso a 80% do mercado do biodiesel no Brasil.

Leia o resto deste post »

Procedimento Licitatório Simplificado

Junho 11, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

Diversas matérias de imprensa têm insinuado que a Petrobras estaria fazendo contratos bilionários “sem licitação”. Isso não é verdade. Os contratos para aquisição de bens e serviços pela Petrobras são precedidos de processo licitatório simplificado, conduzido de acordo com o Decreto 2.745, de 24/8/98. Este decreto foi editado por determinação da Lei do Petróleo, que estabeleceu a abertura do setor petróleo. Isso permitiu a participação de outras empresas, além da Petrobras, nas atividades de petróleo e gás. Portanto, desde agosto de 1998 a Petrobras está desobrigada de realizar licitações com base na Lei 8.666/93 que regula as licitações e contratações no serviço público.

O Procedimento Licitatório Simplificado veio atender à dinâmica do setor, caracterizado por um ambiente de livre competição com outras empresas, onde agilidade é fundamental para o desenvolvimento das atividades operacionais com economicidade e rentabilidade. Na avaliação dos legisladores, a adoção do sistema de licitação imposto pela Lei 8.666/93 é inadequada e incompatível com o ambiente de livre concorrência e também com o princípio constitucional de eficiência.

Leia o resto deste post »

Respostas da Petrobras ao jornal Folha de S.Paulo

Junho 11, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

- A Petrobras acaba de divulgar, em seu blog, que decidiu que dará publicidade ao conjunto de perguntas de jornalistas e respostas da empresa com comentários a partir da zero hora do dia em que está prevista a publicação da reportagem. Podemos considerar isso um recuo da empresa, uma vez que, até então, o blog e seu presidente, José Sérgio Gabrielli, defenderam de forma veemente o que vinha sendo feito até então _ a publicação do conjunto “perguntas x respostas” momentos após a empresa ter enviado as respostas ao jornalista?

Leia o resto deste post »

Bem-vindo a uma nova era

Junho 10, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

Veja o vídeo abaixo para conhecer mais sobre o pré-sal:

O blog é nosso?

Junho 10, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

O blog Fatos e Dados tem recebido o explícito apoio de milhares de internautas, jornalistas, ABI e lideranças da sociedade civil, o que demonstra o acerto da decisão da Petrobras de manter um canal de comunicação rápida e direta com o público, dedicado a apresentar fatos e dados recentes da Petrobras, o posicionamento da empresa sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e esclarecimentos solicitados pela imprensa.

As manifestações que temos recebido nos motivam ainda mais. Por isso, reafirmamos que continuaremos a dar transparência do relacionamento da Petrobras com a imprensa, a postar análises do que for publicado sobre a Companhia, respeitando todas as opiniões sem nos furtar de emitir as nossas. Perguntas dos jornalistas e respectivas respostas da Companhia continuarão a ser publicadas no blog e, a partir de hoje, por volta das 0:00h do dia da publicação da matéria, data que normalmente é informada pelo jornalista.

Acompanhe e participe deste espaço de diálogo através dos seus comentários, que tentaremos liberar e eventualmente responder com mais agilidade. Mais do que da Petrobras, esse blog é de todos nós. O blog é nosso!

Outras opiniões sobre o blog da Petrobras

Junho 10, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

Leia o artigo de Roberto Romano sobre o blog da Petrobras.

Petrobras Distribuidora inaugura agora o primeiro Eletroposto do Brasil

Junho 10, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

BRUM0149 - Eletroposto

A Petrobras Distribuidora está inaugurando nesta quarta-feira (10/6), às 10h30min, o primeiro posto em território nacional a oferecer recarga de veículos elétricos a partir de energia solar. O Eletroposto é um projetopioneiro, com tecnologia 100% brasileira, que vem atender uma demanda cujo crescimento está estimado em 50% ao ano. Atualmente, o Rio de Janeiro possui cerca de 300 motos elétricas e duas dezenas de automóveis com a mesma característica ou híbridos. O primeiro Eletroposto brasileiro é o Posto Parque das Rosas na Av. das Américas, 3757 – RJ.

BRUM0227 - Eletroposto

A ABI e o blog da Petrobras

Junho 10, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

Veja abaixo a carta enviada pelo presidente da Associação Brasileira de Imprensa:

“A ABI considera legítima a decisão da Petrobras de criar um blogpara divulgação das informações que presta à imprensa e especialmente aos veículos impressos, uma vez que as questões relativas ao seu funcionamento e aos seus atos de gestão interessam ao conjunto da sociedade, que não pode ficar exposta ao risco de filtragem das informações típica e inseparável do processo de edição jornalística. A empresa tem o direito de se acautelar, através das informações que difunde no blog, contra as distorções em que os meios de comunicação têm incorrido, como a própria ABI registrou em matéria publicada da edição de 31 de maio de um dos jornais que agora se insurgem contra o blog da empresa.

A criação do blog constituiu-se em instrumento de autodefesa da empresa, que se encontra sob uma barragem de fogo crítico disparado por vários veículos impressos. Não se poderá alegar que é assegurado à empresa o direito de resposta, uma vez que quando este for exercido a informação nociva já terá produzido afeitos adversos. Ademais, é conhecido principalmente dos jornalistas o tratamento que a imprensa concede tradicionalmente ao direito de resposta, se e quando o reconhece e o acata: a informação imprecisa ou inidônea é divulgada com um destaque e uma dimensão que não se confere à resposta postulada e concedida.

O presente confronto entre a empresa e alguns veículos de comunicação tem inegável cunho político, com favorecimento de segmentos partidários que se opõem ao Governo Lula. A Petrobras encontra-se, infelizmente, na linha de tiro do canhoneio contra ela assestado. Atacá-la com a virulência que se anota agora não faz bem ao País.

Rio de Janeiro, 9 de junho de 2009
Maurício Azêdo, Presidente”

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP