quinta-feira, 7 de maio de 2009

Caos em Teresina: Trânsito para e trechos alagados são interditados

Teresina está um caos. Tudo por conta das fortes chuvas que castigam a cidade desde o mês passado. Nesta segunda-feira (04/05), por todo o dia, o trânsito congestionou e gerou engarrafamentos em vários pontos da cidade. Tudo por conta de trechos interditatos, onde as águas do rio Poti subiram e invadiram as pistas.

Nas avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, por exemplo, as mais movimentadas, o trânsito ficou lento por todo o dia. Nos horários de pico, das 6h às 8h, das 12h às 14h e das 17h às 19h, os motoristas precisaram ter muita paciência para dirigir. Os trechos congestionados eram justamente os mais usados para 'desafogar' o trânsito na capital.

São eles: balão de acesso à ponte Wall Ferraz (avenida Cajuína) e balão de acesso ao Shopping Riverside e Eurobusiness (avenida Raul Lopes), ambos na zona Leste. As águas do Poti subiram as avenidas e a Strans (Superintendência de Trânsito) interditou. No trecho da Raul Lopes, aliás, o Shopping Riverside teve de ser fechado. E a previsão do tempo diz que vai haver novos temporais no Piauí até o final de semana.

FIM DOS ALAGAMENTOS
O último relatório repassado à imprensa pela Chesf (Companhia HidroElétrica do São Francisco) apontou redução nas vazões dos rios Parnaíba e Poti, em Teresina, assim como diminuição da água que chega à barragem Boa Esperança, no município de Guadalupe, o que fez os técnicos diminuírem a vazão liberada pelas comportas desde 12h.

De 6h até 12h, a capacidade da barragem caiu de 96,5% para 96,3%. A vazão de água que chega da cabeceira do rio Parnaíba passou de 1.121 metros cúbicos por segundo para 1.109 m³/s. Com isso, a liberação de água pelas comportas, que nos últimos dias chegou a 1.500 m³/s já caiu para 1.200 m³/s às 6h, e agora para 1.100 m³/s por volta de 12h.

DESABRIGADOS POR TODO O PI
O relatório atualizado repassado pela secretaria estadual de Defsa Civil, feito na tarde desta segunda, diz que mais de 5 mil famíias, em 19 cidades do Piauí, estão desabrigadas. Já foram distribuídas 4.076 cestas de alimentos, além de roupas, colchões e outros itens para famílias abrigadas temporariamente em escolas e ginásios.

O relatório mostra o número de famílias atingidas em Barras, Batalha, Cajueiro da Praia, Campo Maior, Cocal, Caxingó, Esperantina, Ilha Grande, Joaquim Pires, Joca Marques, Luís Correia, Luzilândia, Miguel Alves, Parnaíba, Piracuruca, Teresina, e União, além de Francisco Aires e Santa Filomena, que ficaram isoladas por condições precárias das estradas. Santa Cruz dos Milagres, isolada desde ontem, ainda não consta no relatório.

SILVIO MENDES LANLA O SOS ENCHENTES
Em reunião no início da noite desta segunda-feira, no tradicional encontro com os superintendentes das SDUs, o prefeito Silvio Mendes efiniu ações de emergência para ajudar as famílias atingidas pelo rio Poti, bem como para diminuir os transtornos provocados com a interdição de avenidas e pontes importantes do trânsito de Teresina. Ele quer que as famílias desalojadas não retornem para suas casas.

Silvio lançou o SOSB Enchentes e divulgou os telefones (86) 3221 4509 ou (86) 3222 0555. Serão 24h e ajudarão os desabrigados. "Quem quiser fazer doação pode ligar neste número e entrar em contato para deixar tudo na igreja. O prefeito revelou que na visita de Lula ao Piauí vai aproveitar para fazer algumas cobranças. "Vamos ter um encontro com o presidente e devo estar conversando com ele sobre o que ainda falta para Teresina"..

CONFIRA ABAIXO AS FOTOS DOS ALAGAMENTOS

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP