quarta-feira, 1 de abril de 2009

São Paulo paga pelos erros da maioria dos seus eleitores.Pobre são Paulo 01/04/09

Plano de metas de Kassab ignora ao menos 12 promessas da eleição; veja lista completa


EVANDRO SPINELLI
da
Folha de S.Paulo

O plano de metas do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), enviado ontem à Câmara Municipal, ignora promessas importantes feitas durante a campanha eleitoral do ano passado. A Folha identificou pelo menos 12 casos.

Veja a lista com as 223 metas da Prefeitura de SP

Batizado de Agenda 2012, o plano lista 223 metas para o final do mandato. A maioria integra o programa de governo de Kassab, mas itens como a implantação de semáforos inteligentes, a contratação de mais leitos para o SUS e a redução do número de alunos por classe foram ignorados.

O documento foi enviado à Câmara por força de uma lei de 2008 que determina ainda a divulgação de balanços semestrais sobre o seu cumprimento.

A lei prevê que o plano de metas exponha as prioridades da gestão e contenha "no mínimo as diretrizes da campanha". "Encaramos isso como um processo, um compromisso com o programa eleitoral", disse Oded Grajew, coordenador do Movimento Nossa São Paulo, ONG autora do projeto que originou a lei do plano de metas.

A prefeitura afirma que o plano é "um espelho do programa de governo", mas não explica a ausência de algumas das promessas de campanha. O secretário de Planejamento e coordenador do plano, Manuelito Pereira Magalhães Jr., disse que foram excluídos apenas os tópicos que dependem da iniciativa privada ou dos governos federal e estadual.

Não há qualquer punição ao prefeito caso as metas estabelecidas não sejam cumpridas.

Promessas

Além de detalhar parte das promessas do programa de Kassab, a Agenda 2012 inclui também outras propostas.

A construção de três hospitais --em Parelheiros (zona sul), Freguesia do Ó (zona norte) e Vila Matilde (zona leste)-- e a conclusão do Expresso Tiradentes (antigo Fura Fila), duas promessas do programa de governo reiteradas várias vezes por Kassab durante a campanha eleitoral, por exemplo, foram incluídos no plano ao lado de metas que são uma completa novidade: a substituição de 46% dos abrigos de ônibus.

Mas o plano ignora itens apresentados como solução para problemas importantes da cidade. É o caso de instalação de novos semáforos inteligentes e painéis de orientação aos motoristas, que fazem parte de uma série de medidas prometidas por Kassab para reduzir os índices de congestionamento.

Outros itens apresentados para a melhoria do trânsito que também ficaram fora do plano são a instalação de bicicletários (o governo quer estimular o uso de bicicletas) e a construção de garagens subterrâneas.

O plano não explicitou a intenção de reduzir em 15% os índices de lentidão. A meta foi traçada pela Secretaria dos Transportes, mas acabou excluída do documento final. A prefeitura alega que este é um resultado a ser obtido com as intervenções no trânsito, não uma meta que pode ser medida.

A redução do número de alunos por classe, promessa excluída da Agenda 2012, é uma medida pedagógica para a melhoria da qualidade de ensino, de acordo com especialistas. Já a ampliação do número de leitos privados do SUS (Sistema Único de Saúde) daria agilidade no atendimento aos pacientes que dependem da rede pública. 

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP