segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

TEMER, É O PRESIDENTE DA CÂMARA. 02/02/09

Conheça trajetória de Michel Temer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Michel Miguel Elias Temer Lulia, 68, é o presidente do PMDB há sete anos e deputado federal em sexto mandato. Foi presidente da Câmara dos Deputados por dois biênios, entre 1997 e 2001. Como presidente da Câmara, Temer manteve o PMDB na base de sustentação do governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002).

Em 2002, costurou o apoio do PMDB à candidatura tucana de José Serra à presidência da República, ao emplacar a indicação da deputada Rita Camata (PMDB) como candidata a vice-presidente. Após a vitória de Lula, participou das negociações que resultaram na entrada do PMDB no governo, com a crescente ocupação de ministérios. 

Em 2005, articulou a adesão da bancada peemedebista na Câmara à candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) à presidência da Casa em troca do apoio dos petistas ao PMDB este ano. Considerado favorito à disputa, Temer espera contar com votos de pelo menos 14 partidos: PMDB, PT, PSDB,DEM, PR, PDT, PTB, PV, PPS, PSC, PHS, PTdoB, PTC e PRB.

Essas legendas assinaram esta semana um manifesto reafirmando seu apoio ao nome do deputado paulista. No texto, os líderes partidários sustentam que o peemedebista “não é o candidato de um partido, mas da instituição”.

Hoje aliado do governo Lula, já esteve ao lado do ex-presidente Fernando Henrique, do governador José Serra e dos ex-governadores de São Paulo Orestes Quércia e Luiz Antônio Fleury Filho, do qual foi secretário de Segurança, meses após o massacre do Carandiru, que resultou na morte de 111 presos. Foi a segunda vez que ele ocupou a pasta, a primeira havia sido no governo Franco Motoro, no início dos anos 80.

Aliados vêem Temer como um moderado, que consegue transitar dos conservadores aos mais radicais, passando pelos indecisos, do PMDB. Eles apontam que, se não fosse assim, o peemedebista não estaria no comando da sigla há sete anos.(Congresso em Foco)

DO MAGNO MARTINS

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP