sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

FALA FIDEL.

Em texto, Fidel faz primeiras críticas a Obama
Publicado em 30.01.2009, às 09h27

Após emitir vários comentários positivos sobre Barack Obama, o ex-líder cubano Fidel Castro lançou na quinta-feira (29) as primeiras críticas contra o recém-empossado presidente dos Estados Unidos. Fidel criticou o fato de o território cubano ser usado para os EUA manterem a base naval de Guantánamo.

"Manter uma base militar em Cuba contra a vontade de nosso povo viola os mais elementares princípios do direito internacional", afirmou Fidel em uma de suas "Reflexões", as colunas de opinião publicadas em jornais oficiais. Fidel considerou isso "um ato de soberba e um abuso de seu imenso poder contra um pequeno país".

Ao chegar à Casa Branca, na semana passada, Obama firmou uma resolução para fechar a prisão instalada em Guantánamo por seu antecessor, George W. Bush. No local são mantidos dezenas de suspeitos por terrorismo, muitos sem acusação formal.

Muitos governos e personalidades aplaudiram a medida. Porém Havana indicou que isso era "insuficiente", pois também era preciso devolver o território ocupado pelos militares norte-americanos desde o início do século 20.

Fidel afirmou que Cuba não aceitará qualquer condição dos EUA para devolver o território, particularmente se envolver mudanças no sistema comunista na ilha.

Vários líderes latino-americanos pediram a Obama o fim das sanções a Cuba e a devolução do território onde está a base. Após a posse do democrata nos EUA, Fidel escreveu que Obama era um homem sincero e honesto.

No novo texto, Fidel criticou o apoio de Washington à ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza. "É o modo de compartir o genocídio contra os palestinos em que caiu nosso amigo Obama", disse. Fidel afirma que o país "nunca se distanciará de Israel", seu principal aliado na região e importante cliente "da próspera indústria militar" norte-americana.

Aos 82 anos, Fidel deixou o poder para seu irmão Raúl Castro em 2006, quando foi submetido a uma cirurgia intestinal de emergência. Desde então não aparece em público, mas às vezes recebe políticos aliados e personalidades. A última a se reunir com o ex-líder cubano foi a presidente da Argentina, Cristina Fernández, em meados de janeiro. As informações são da Associated Press. 

Fonte: Agência Estado

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP