quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

RÉCORDE Nº 603. MAIS UM RECORDE PARA LULA

IBGE: investimento mostra alta recorde no 3º trimestre

Da Agência Estado

O crescimento da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador de investimentos no País, foi recorde da série do Produto Interno Bruto (PIB) do IBGE iniciada em 1996 em todas as bases de comparação, segundo a gerente de contas trimestrais, Rebeca Palis. A FBCF aumentou 19,7% no terceiro trimestre ante igual período do ano passado e 6,7% ante o trimestre imediatamente anterior. Segundo Rebeca, a expansão da FBCF foi puxada tanto pela produção e importação de máquinas e equipamentos, quanto pelo ótimo desempenho da construção civil.


O crescimento da construção civil, de 11,7% no terceiro trimestre de 2008 ante igual período do ano passado, foi a maior expansão trimestral para o setor apurada pelo IBGE. Esse segmento responde por cerca de 40% da FBCF, enquanto os 60% restantes ficam com máquinas e equipamentos. Segundo Rebeca, o aumento da construção está relacionado ao aumento nominal de 32,3% no crédito direcionado à habitação e ao aumento de 3,4% no pessoal ocupado do setor no trimestre.


Ainda de acordo com Rebeca, na comparação com igual trimestre de ano anterior, a FBCF apresentou, no terceiro trimestre deste ano, o 19º aumento consecutivo nessa base de comparação. "Foi um trimestre muito favorável ao investimento, apesar do aumento da taxa de juros", disse. Segundo ela, a FBCF também foi influenciada pelo aumento nominal do crédito de recursos livres para pessoa jurídica (42,1% no terceiro trimestre ante igual período do ano passado) e o crescimento nominal de 23,1% nas operações de crédito do BNDES.


A taxa de juros efetiva Selic passou de 11,5% ao ano no terceiro trimestre de 2007 para 12,9% ao ano no terceiro trimestre de 2008 mas, como lembrou Rebeca, isso não afetou o forte aumento dos investimentos no período.

G1

2 comentários:

Daniel Pearl Bezerra 10 de dezembro de 2008 às 20:41  

Compaheiro Magno, gostaria que vc divulgasse o blog oficial da DILMA PRESIDENTE. Ok. Um forte abraço, Daniel - coordenador.

Magno 10 de dezembro de 2008 às 20:57  

COM CERTEZA DANIEL, SERÁ UM PRAZER, ABÇOS.

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP