sábado, 27 de dezembro de 2008

DO BLOG DO MAGNO MARTINS

Afogados inaugura restaurante popular e minimiza a fome

 

O agricultor Severino Antônio da Silva, 57 anos, do sítio Catolé, em Afogados da Ingazeira, encheu a pança, hoje, como não fazia há anos. Comeu feijão, arroz, macarrão, salada, frango e peixe. Beneficiário do Bolsa-família, ele não desembolsou um tostão. Como ele, cerca de quatro mil pessoas cadastradas no programa poderá comer gratuitamente, em sistema de rodízio, três vezes por semana em Afogados da Ingazeira, a 386 km do Recife, em um restaurante comunitário inaugurado, hoje, pelo prefeito Totonho Valadares (PSB).

 

Quem não for do Bolsa-Família pagará apenas R$ 1,50 para ter direito a freqüentar o restaurante. O cardápio vai variar no dia-a-dia, segundo o prefeito, mas sem fugir à tradicional comida regional. Duas nutricionistas, uma delas formada pela Universidade Federal da Bahia, foram contratadas especialmente para propiciar melhor qualidade aos produtos que irão à mesa.

 


Numa região pobre e que tem ainda um enorme contingente passando fome por causa da seca e da falta de emprego, o surgimento do restaurante foi comemorado como uma dádiva celestial. “Tem dia que eu só faço uma alimentação por dia e olhe lá”, confessou Maria Celestina da Conceição, 48 anos, também encontrada na fila para provar da nova opção alimentar da cidade. O restaurante comunitário chega ao município numa parceria da Prefeitura com o Governo Federal, através do Bolsa-Família.

 

Presente ao evento, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), aliado do Governo Federal, disse que o povo mais pobre de Afogados da Ingazeira não poderia ter recebido um melhor presente de Natal. “Esse restaurante não seria uma realidade se o prefeito não estivesse em sintonia com a prioridade do Governo Lula, que é a de matar a fome do povo”, disse o parlamentar.

O vice Augusto Martins, o deputado Gonzaga Patriota e o diretor do Prorural, José Patriota, além da vereadora eleita pelo Recife, Aline Mariano, convidados especiais do prefeito, depois do corte simbólico da fita de inauguração, fizeram questão de engrossar a fila para provar da comida que estava sendo servida ao povo. “Gostei. A comida é da melhor qualidade”, disse Patriota. O sabor, na verdade, não fica a desejar aos mais tradicionais restaurantes da cozinha regional. As fotos são de Antônio Filho.



Escrito por Magno Martins, às 16h20

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP