terça-feira, 2 de setembro de 2008

HOJE 02/09 NAS MERCENÁRIAS

◊ FOLHA DE SÃO PAULO-->
ASSEGURANDO A TRANSPARÊNCIA
Cúpula da Abin é afastada após grampo
Depois das cobranças do STF (Supremo Tribunal Federal) e do Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu ontem à noite afastar temporariamente o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Paulo Lacerda, e subordinados diretos.Em nota, o Planalto atribuiu os afastamentos à necessidade de "assegurar a transparência" do inquérito sobre a autoria do grampo que interceptou conversa entre o presidente do Supremo, Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). A Polícia Federal conduzirá as investigações, que serão acompanhadas pelo Ministério Público Federal. A revista "Veja" responsabilizou a Abin pela escuta.
Leia mais>>

◊ ESTADÃO-->
AFASTAMENTO TEMPORÁRIO
Sob pressão do STF e Senado, Lula afasta cúpula da Abin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou ontem a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), incluindo o diretor-geral, Paulo Lacerda, por causa da escuta ilegal nos telefones do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Na tentativa de contornar o problema, o governo divulgou que o afastamento será temporário, até o fim das investigações, mas o comentário nos bastidores é de que dificilmente o atual comando da Abin - em guerra com a Polícia Federal - retomará as funções.
Leia mais>>

◊ JB ONLINE-->
NEPOTISMO
Garibaldi exonera o sobrinho
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), exonerou, ontem, o seu sobrinho Carlos Eduardo Alves Emerenciano – que ocupava cargo comissionado (sem concurso público) como assessor técnico em seu gabinete. Garibaldi já havia anunciado a demissão depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) editou súmula vinculante com a proibição do nepotismo (contratação de parentes) nos três Poderes. A demissão foi publicada ontem no boletim interno do Senado.O peemedebista havia prometido demitir o sobrinho desde que o STF editou a súmula, mas decidiu colocá-la em prática somente depois que o tribunal publicou a decisão – o que ocorreu no final da semana passada. O senador disse estar disposto a cumprir a decisão do STF no Senado, mas reconhece dificuldades para identificar todos os parentes contratados pelos senadores.
Leia mais>>

◊ O GLOBO-->
CRISE
Lula afasta temporariamente a cúpula da Abin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou na noite desta segunda-feira temporariamente a cúpula da Agência Brasileira de Informação (Abin), inclusive o diretor-geral da instituição, Paulo Lacerda, e o diretor-adjunto José Milton Campana. O outro afastado foi Paulo Maurício, diretor de Contra-Espionagem. A decisão foi uma resposta às denúncias de grampo no Legislativo e no Judiciário. Lula disse que tomou a decisão para dar transparência às investigações.
Leia mais>>

◊ CLAUDIO HUMBERTO-->
SEM EQUIPAMENTOS
Abin não tem como grampear
Arapongas experientes garantem que a Agência Brasileira de Inteligência não está equipada para grampear telefones, legal ou ilegalmente. Exceto, talvez, em parceria “informal” com a Polícia Federal, que dispõe do Sistema Guardião, capaz de gravar simultaneamente centenas de telefones. A PF também tem “maletas” israelenses que gravam telefones sem precisar da companhia telefônica, mas sob autorização judicial.
Leia mais>>

◊ Correio Braziliense-->
RESPOSTA RÁPIDA
Lula afasta chefia dos espiões
Desde o início da tarde de ontem, a idéia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou clara. Era preciso dar uma resposta rápida a parlamentares e aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e, ao mesmo tempo, tirar do governo qualquer suspeita de relação com as interceptações telefônicas sobre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o senador Demostenes Torres (DEM-GO), supostamente realizadas pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP