domingo, 14 de setembro de 2008

Bolívia: PT manifesta apoio e solidariedade a Evo Morales

A direção nacional do PT divulgou nota em solidariedade ao 

governo Evo Morales, que vem sofrendo uma série de atentados

 praticados por setores da direita boliviana que pretendem desestabilizar a democracia naquele país.

A nota, assinada pelo presidente Ricardo Berzoini e pelo secretário de Relações Internacionais, Valter Pomar, manifesta apoio ao presidente boliviano, referendado pela maioria do seu povo.

Leia a íntegra do documento:

NOTA SOBRE A BOLÍVIA
O Partido dos Trabalhadores reitera sua solidariedade ao governo Evo Morales, frente aos atentados praticados por um setor fascista e racista da oposição de direita.

Em recente referendo revocatório, o governo Evo Morales recebeu o apoio de 67% da população. Legitimado pelo voto popular, o presidente boliviano convidou as lideranças da oposição para o diálogo.

Setores da oposição recusam dialogar com o presidente e desencadearam uma violenta campanha de desestabilização, invadindo repartições do Estado, atacando funcionários do governo e apoiadores do presidente, realizando bloqueio de vias públicas, atentados terroristas e prejudicando o fluxo de gás para os países vizinhos.

O discurso deste setor da oposição é racista e fascista, denotando claro preconceito contra o presidente Evo Morales, a quem chamam de "aquele índio", demonstrando não aceitar até hoje que a maioria da população boliviana tenha escolhido um indígena para presidir seu país. Referem-se publicamente ao presidente como "macaco". Não escondem que seu objetivo é derrubar o presidente.

O comportamento deste setor da oposição boliviana é claramente separatista e golpista e, segundo o governo boliviano, tal comportamento recebia o respaldo da Embaixada norte-americana. Parece claro o objetivo de provocar o governo a reprimir os manifestantes de direita, buscando assim dividir as Forças Armadas e criar o pretexto para uma guerra civil.

O governo Evo Morales tem reiterado seu objetivo de resolver democraticamente os conflitos, sem apelar à repressão militar, recurso tradicionalmente utilizado pelos governos de direita na América Latina. Mas também deixou claro que tem obrigações constitucionais a cumprir, inclusive em defesa de cidadãos bolivianos que têm sua vida ameaçada pelo terrorismo fascista.

O Partido dos Trabalhadores, assim como os movimentos sociais, partidos e governos progressistas e de esquerda, em todo mundo, manifesta seu apoio e solidariedade ao governo Evo Morales, escolhido e referendado pela maioria do povo boliviano.

Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT

Valter Pomar, secretário de relações internacionais do PT

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP