quarta-feira, 30 de abril de 2008

Trem-bala criará megalópole entre São Paulo e Rio, prevê secretário


Presidente Lula disse que a obra pode ser licitada ainda neste ano e custaria US$ 9 bilhões.Segundo pesquisa, 95% dos entrevistados consideram o trem mais viável que outros meios


O secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, afirmou nesta quarta-feira (30) que a ligação entre Rio e São Paulo por um trem-bala vai transformar as cidades em uma grande megalópole. Ele participa de uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara para discutir a obra. Segundo afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, a obra pode ser licitada ainda neste ano e custaria US$ 9 bilhões.

Para Lopes, o trem permitirá trazer mais desenvolvimento às duas cidades. “Com o trem de grande velocidade nós teríamos uma grande megalópole”, afirmou.

Ele destacou números de uma pesquisa feita pelo Ibope que mostra a viabilidade do trem. Segundo os dados, 95% dos entrevistados nas duas capitais consideram o trem como meio mais viável de transporte e 65% preferem uma viagem por trem-bala se a tarifa for semelhante à de viagens aéreas.

O projeto em estudo prevê a ligação por trem-bala entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. As cidades de São José dos Campos e Volta Redonda podem ainda ser incluídas no trajeto.



A intenção é que se crie também ligação entre as cidades e os aeroportos por meio do trem de grande velocidade. São Paulo tem um projeto integrando o centro com o aeroporto de Guarulhos, assim como Campinas com Viracopos e o Rio de Janeiro com seus dois aeroportos.



Além de Lopes, participam da audiência o coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Renato Pires de Carvalho Viegas, o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, José Francisco das Neves, o superintendente de Serviços de Transportes de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcus Expedito Felipe de Almeida, e o superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Henrique Amarante da Costa Pinto.





1 comentários:

JOSE 4 de maio de 2008 13:37  

PRESIDENTE LULA, ESSE TREM TEM QUE SER URGENTE. QUANTAS VIDAS SERÃO POUPADAS...
COM CERTEZA UM NUMERO GRANDE DE ACIDENTES
DEIXARÁ DE ACONTECER. URGENCIA... URGENCIA...URGENCIA NESSE TREM...
E JÁ PODERIAMOS PENSARMOS NOUTROS TRENS
PARA OUTROS TREÇHOS DE GRANDE MOVIMENTO...

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP