sexta-feira, 18 de abril de 2008

RECORDE Nº 532. MAIS UM RECORDE PARA LULA

Número de empregos formais bate recorde no primeiro trimestre

No primeiro trimestre deste ano, foram criados 554 mil empregos formais.Crescimento contra os três primeiros meses de 2007 foi de 38,7%



Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho apontam para a criação de 554 mil postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre deste ano, o que representa recorde histórico para este período. A série de dados do Caged tem início em 1992.



Contra os três primeiros meses de 2007, quando foram criadas 399 mil vagas (recorde anterior), segundo informações do Ministério Trabalho, o crescimento no número de empregos formais criados foi de 38,7%. "Esse primeiro trimestre, como dizem meus filhos, bombou", afirmou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a jornalistas.



Para o ano de 2008 fechado, o ministro Lupi manteve a previsão de criação de 1,8 milhão de postos de trabalho com carteira assinada. "Vai ser novo recorde, apesar da taxa de juros", disse ele em referência à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC de elevar os juros de 11,25% para 11,75% ao ano. Em 2007, recorde para um ano fechado, foram criados 1,61 milhão de empregos formais.



Demanda aquecida
Segundo o ministro, a demanda interna permanece "muito aquecida". "Esse aumento de 0,50 ponto percentual na taxa de juros, até chegar ao consumidor, demora. Quem compra fogão, geladeira e carro a prazo, vai ter um aumento real de juros maior do que os 0,50 ponto percentual. Pode ter uma diminuição na escalada de compra de bens duráveis", disse ele.



Para o ministro do Trabalho, a decisão do Copom de subir os juros neste mês, e nos subsequentes, conforme projeção do mercado financeiro, pode impactar um pouco a criação de empregos formais mais para o final de 2008. "Esses próximos três meses vão continuar sendo muito fortes [na criação de empregos com carteira assinada", avaliou ele

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP