quinta-feira, 20 de março de 2008

'Bin Laden' ameaça UE por charge do profeta Maomé


Mensagem atribuída a líder da Al-Qaeda critica republicação de caricatura.

Uma mensagem de áudio atribuída ao líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, divulgada nesta quarta-feira, adverte os governos da União Européia para uma reação forte contra a republicação de uma charge que mostra o profeta Maomé.


"Se não há controle sobre a liberdade de suas palavras, então que seus corações estejam abertos à libertade de nossas ações", diz a mensagem em determinado ponto.
A voz na gravação afirma que a charge faz parte de uma "cruzada" envolvendo o papa Bento 16. Ainda não foi possível confirmar que a voz é mesmo de Bin Laden.


A divulgação da gravação, feita por um site islâmico que já publicou mensagens da Al-Qaeda anteriormente, ocorre no momento em que se completam cinco anos da invasão do Iraque pela coalizão liderada pelos Estados Unidos e também em que o mundo muçulmano comemora o aniversário do nascimento do profeta Maomé.


A mensagem seria a primeira divulgada por Bin Laden em 2008.
A polêmica charge mostra o profeta Maomé, figura central do islamismo, com uma bomba em seu turbante. Esta e outras caricaturas com a imagem de Maomé foram publicadas pela primeira vez em 2005, pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten e, posteriormente, por diversos veículos.


A publicação das charges, consideradas ofensivas pelos muçulmanos, provocou protestos violentos de comunidades muçulmanas em vários países que deixaram dezenas de mortos. A tradição islâmica proíbe a divulgação de desenhos ou imagens de Maomé.


Há um mês, jornais dinamarqueses republicaram a charge, depois da prisão de três pessoas supostamente envolvidas em um plano para assassinar o cartunista responsável pela obra. A republicação provocou uma nova onda de protestos.


A mensagem divulgada pelo site islâmico nesta quarta-feira traz uma imagem congelada de Bin Laden portando um fuzil AK-47. Traz também a tradução da mensagem em inglês.
Não está claro quando a mensagem teria sido gravada. A última mensagem de áudio atribuída a Bin Laden foi divulgada em novembro. O líder da Al-Qaeda não é visto em vídeo desde outubro de 2004.


Acredita-se que Bin Laden esteja escondido na região da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

1 comentários:

Anônimo 20 de março de 2008 às 14:58  

É ELE O OSAMA TA LA,VAI LA PEGALO

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP