sábado, 2 de fevereiro de 2008

PECURÁRIA BRASILEIRA VAI ARRASAR PECUÁRIA EUROPÉIA


A União Européia suspendeu a importação de carne brasileira (clique aqui). O Brasil exportava 327 mil toneladas de carne bovina para os países da União Européia.
O fazendeiro e ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Luiz Hafers, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta sexta-feira, dia 01, que o embargo da União Européia "é uma boa desculpa para uma má situação" (clique aqui para ouvir o áudio).
Hafers disse que a pecuária brasileira vai arrasar a pecuária européia. "Os Irlandeses estão liquidados. A agricultura brasileira vai arrasar a agricultura subsidiada dos outros", disse Hafers.
Luiz Hafers lembrou que "até o pessoal do champagne está reclamando porque o nosso espumante é bom". Por isso, Hafers acha que o brasileiro não vai ser bem quisto em Reims (clique aqui para saber mais sobre Reims, a capital do Champagne).
Hafers disse que não adianta o pecuarista brigar e entrar no conflito. Ele acredita que a dona de casa européia será a grande aliada dos pecuaristas brasileiros. "Nós temos que ganhar as paradas. E o nosso grande aliado é a dona de casa européia", disse Hafers.
Leia a íntegra da entrevista de Luiz Hafers:
Paulo Henrique Amorim – Eu vou conversar agora com Luiz Hafers que é fazendeiro, foi presidente da Sociedade Rural Brasileira. Luiz, tudo bem?
Luiz Hafers – Mais ou menos...
Paulo Henrique Amorim – Por que?
Luiz Hafers – Porque eu acho que essas questões internacionais aumentam, crescem e dificultam.
Paulo Henrique Amorim – O que é que você acha desse argumento da União Européia de que nós inscrevemos fazendas demais?
Luiz Hafers - É uma boa desculpa para uma má situação. Realmente eu acho que nós não demos conta ainda que temos que tomar cuidado com o que os ingleses chamam de "fine print", que é a letra miúda. A verdade é que eles têm pavor, justificado, para a nossa extraordinária competência e competição. Então, ficam arrumando desculpas para não deixar nossa carne entrar. Realmente houve o que eu diria uma ingenuidade da parte de alguns de querer botar fazendas ainda não totalmente justificadas. Agora, a demanda deles que é errada. E aí eu pergunto, onde é que teve vaca-louca? Onde é que teve o último surto de aftosa? Foi lá. E essa pressão só vai aumentar. E o que nós temos que fazer não é brigar com essa gente, nós temos que convencer a dona de casa de que nós somos parte da solução delas. Eu acho que outra coisa importante que está do nosso lado, nessa briga, nesse medo, nessa discussão do sub prime, os europeus optaram por evitar a inflação em vez de tirar o aperto. O nosso argumento de que os nossos produtos combatem a inflação iniciada, ou crescente, na Europa é ótima para toda a população, menos para o Ministério da Agricultura deles.
Paulo Henrique Amorim – Agora deixa eu entender isso aqui. Nós credenciamos nossa parte trem mil propriedades. O Estado de hoje está dizendo que isso foi resultado de uma pressão fortíssima de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, principalmente de Mato Grosso e Goiás. O número superou, e muito, trezentas autorizações dadas pela União Européia, quer dizer que nós só podemos um número específico...
Luiz Hafers – Aí que começa o erro, eles começam a botar cotas. Só têm trezentos homens justos no Brasil. E o Pratini de Moraes, que é um excelente líder disso, disse “daqui a pouco eles vão querer colocar um ministro da agricultura aqui”. Dou outro lado, nós não podemos tentar dar um jeitinho, porque isso ou aquilo, botar fazendas que ainda não foram...
Paulo Henrique Amorim

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP