segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BLOG DO PLANALTO 20/09/10

Um passeio pelo gabinete do Presidente da República

No dia em que concedeu entrevista exclusiva ao portal IG, o presidente Lula apresentou aos convidados o seu gabinete, situado no terceiro andar do Palácio do Planalto. O Blog do Planalto acompanhou esse pequeno ‘tour’.

As imagens mostram Lula em momentos descontraídos dando detalhes sobre peças que estão em seu gabinete, como a mesa redonda utilizado para reuniões com auxiliares e autoridades e os barris de biodiesel e do petróleo retirado da camada pré-sal.

O gabinete do presidente, assim como todo o Palácio do Planalto, foi reformado. A obra durou 15 meses. Confira mais detalhes em nosso infográfico especial sobre os 50 anos do Palácio do Planalto.

A cadeira da Nasa

O primeiro item do gabinete mostrado aos convidados foi a sua cadeira de trabalho: “Essa é a cadeira do presidente. Dizem que o modelo dela foi feito pela Nasa. É confortável.”

Móveis de Getúlio Vargas

Lula mostra alguns móveis de seu gabinete, como o sofá e as poltronas, e diz porque preferiu não trocá-los: “Aqui eu recebo… Dizem que esses móveis foram utilizados por Getúlio Vargas. Não sei se é verdade ou não. De qualquer forma preferi mantê-los em vez de colocar móveis novos.”

O Globo

“Esse Globo Terrestre é meu. Portanto, vou levá-lo quando for embora.” (Neste instante um editor comenta se seria o jornal carioca O Globo. Lula não responde).

Pimenta contra o atraso

“Isso aqui é pimenta para tirar o azar. Contra pessoas agourentas.”

Vidros blindados e jardim da Embrapa

“Os vidros são blindados. Ali embaixo a Embrapa vai fazer um jardim…” (Mostrando para a parte externa do Palácio do Planalto)

A mesa, o martelo e o anão

“Só vem para essa mesa aqui coisas… Todo o processo de construção é feito em grupos, nos ministérios, passa pela Casa Civil.. Só vem para cá quando está pronto ou quando há divergências, para a gente bater o martelo. Eu acho que deveria ter um martelo aqui. Não tem o martelo, mas acho que deveria ter. Então, aqui é a famosa mesa de reunião que de vez em quando eu acho que tem um anão aqui embaixo. Pois tudo que a gente fala na reunião e daqui a pouco tá na imprensa.” (risos).

O relógio e as imagens de São Francisco

“Ali eu deixo São Francisco para me proteger. Esse é um relógio que um amigo metalúrgico me deu. Isso aqui é a bandeira do meu estado, Pernambuco…”

Barril do Pré-sal

“Isso aqui vocês vão morrer de inveja. Primeiro óleo da camada pré-sal do Espírito Santo. Isso aqui é o primeiro óleo de Jubarte. Esse eu vou levar comigo. É o meu patrimônio. Quando acabar o petróleo tenho um barril para encher.”

Biodiesel

“Toda autoridade eu mostro. Isso aqui você vai ver como estamos avançado na tecnologia. Isso aqui é carvão. Desse carvão saiu biodiesel. Esse aqui é eucalipto. Do eucalípito saiu isso aqui. Óleo diesel. O Brasil tem uma revolução preparada para o mundo assistir que é a revolução do biodiesel. Quem viver daqui 20 ou 30 anos esse país será uma coisa… Os meus netos vão ver. Será irreversível. Isso aqui é mais importante que o carro elétrico. Isso aqui gera emprego. Vou fazer uma experiência. Isso aqui recebi ontem do Roger [Agnelli, presidente da Vale].”

“Parei de fumar”

“Desde janeiro parei de fumar[comenta ao pedir um isqueiro ou fósforo]. Estou firme e forte. Vão ver óleo diesel que não sai fumaça preta. O Brasil se descobriu enquanto nação. A primeira pergunta que faço quando viajo ao exterior: Você tem petróleo?”…

Não quero me queimar aqui. Isso é uma queima de óleo diesel feito de carvão. Não tem cheiro. Cheira lá Gilberto [Carvalho, Chefe do Gabinete Pesoal]. Isso aqui é a revolução do mundo.”

Trabalho escravo

Lula brinca com o fotógrafo e o cinegrafista do Portal IG ao indagar sobre a idade dos profisionais. O comentário é sobre o IG está promovendo trabalho escravo pelo fato da equipe parecer nova de idade.



Os conteúdos aqui expostos, são do ponto de vista total e completamente do autor do blog.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP