segunda-feira, 19 de julho de 2010

Boa educação significa investimento 19/07/10

DO TIJOLAÇO


Creio que não é preciso grandes discussões sobre o que falta para que as escolas públicas deixem de ter péssimos resultados nos exames de avaliação do aprendizado, como o Enem e o Ideb.

Vejam esta matéria que sai hoje no UOL Educação, com grifos meus:

Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Vértice, em São Paulo, tiveram a maior média de notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Por mês, eles pagam mensalidade de R$ 2.756.

Em escolas públicas, segundo dados do MEC (Ministério da Educação), o custo anual do estudante do ensino médio é de cerca de R$ 2.600. Esse valor corresponde ao gasto público total por aluno — ou seja é a soma do investimento das três esferas públicas (municipal, estadual e federal).

Claro que o esforço de professores, métodos de trabalho, criatividade dos diretores, colaboração de pais e ajuda de empresas, no caso de muitas escolas públicas, e a tradição de algumas escolas, como o Pedro II, os Colégios de Aplicação de Universidades, podem, em muitos casos, levar algumas escolas públicas aos primeiros lugares. Mas isso são exceções.

A educação é um problema – e dos mais graves – nacionais. Sua solução deve ser nacional. Federalizar o ensino básico é uma necessidade. Não quer dizer que as escolas, professores e funcionários passem a ser federais. mas suas condições de funcionamento, seu treinamento e programas, sua remuneração e critérios de ascenção passem a ser unificados em todo o país.

Não é verdade que isso vá sufocar nossas diferenças culturais regionais. Há espaço para isso numa educação federalizada, com metas de atendimento e de qualidade a serem seguidas. E isso vai demandar atendimentos que não se podem fazer sem recursos e recursos fortemente controlados em sua correta aplicação. O repasse do repasse do repasse não garante isso.

Uma educação de boa qualidade pode existir em qualquer escola. mas uma educação de boa qualidade em todas as escolas brasileiras se este for um problema do Governo Federal.


Os conteúdos aqui expostos, são do ponto de vista total e completamente do autor do blog.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP