terça-feira, 18 de maio de 2010

TIJOLAÇO 18/05/10

Datafolha: não dá pra não adivinhar…

O Datafolha é um escândalo, que em qualquer país sério do mundo ia acabar com gente nos tribunais. Tornou-se uma ferramenta de campanha, diante dos olhos baços da Justiça Eleitoral e de um PT inerme, que se julga um boxeur como o “velho” George Foreman, que deixava o adversário bater, bater, bater à vontade, confiando que sua massa corporal vai resistir a qualquer golpe e lá pelo 12° round, com o adversário cansado, o demolirá.

Pode até ser e parece que será, porque Lula tem, todos concordam, gordura para queimar de sobra.

Mas a cidadania não pode tolerar que seu momento de mais alta expressão, o voto, seja conspurcado por processos de manipulação.

Domingo de manhã, diante dos resultados do Vox Populi/Band, que a Folha omitiu a seus leitores, era tão nítido o que ia acontecer que escrevi aqui:

Por isso não é difícil dizer o que vai acontecer. Esta semana, o Datafolha vai registrar nova pesquisa no TSE. O resultado vai revelar uma diferença em favor de Serra menor que os dez pontos da última pesquisa. E a redução vai ser atribuída “ao programa do PT em rede de rádio e televisão”. Aquele tal, “abusivo, ilegal, etc, etc…”.

O mesmo argumento será usado para se noticiar, dependendo do resultado, a pesquisa Sensus/CNT que deverá ser divulgada na segunda-feira. Pouco importa que a pesquisa Vox Populi tenha encerrado as entrevistas no dia do programa do PT e que seja difícil imaginar que os entrevistadores fossem bater na porta das pessoas depois das 21 horas. Ou que a Sensus tenha começado a coleta na segunda-feira e que só um dos cinco dias de entrevistas tenha sido após o programa.

Foi “batata”. Ontem mesmo o Datafolha correu a registrar uma nova pesquisa, sob o protocolo 12044/2010.

Hoje, mesmo não colocando menção na capa, o jornal noticia a pesquisa Sensus nas páginas internas. E, apesar da liderança de Dilma (35,7%, contra 33,2% de Serra) , o jornal diz que a pesquisa “aponta empate”, valendo-se da margem de erro, embora, em fevereiro deste ano – quando ainda não tinha criado a “decolagem” de Serra - não tenha dito o mesmo quando Serra apareceu com uma vantagem dentro da mergem de erro no seu Datafolha. Na ocasião, chamou de “raríssima hipótese” que as margens de erro gerassem o cruzamento entre os dois candidatos na pesquisa.

Ninguém tenha dúvidas de que o resultado, que será divulgado no sábado ou no domingo, vai, como disséramos, apontar uma redução da vantagem de Serra. E a explicação será “confirmada” pela própria pesquisa, que está recheada sobre perguntas sobre propaganda política no rádio e na televisão.

As pesquisas do Datafolha, como se vê, não “são um retrato do momento”, como os políticos costumam dizer. São pinturas destas feitas por encomenda, que carrega nas tintas que convém a que seu senhor fique grandioso, mesmo na decadência.

E sobre a história do Foreman, eu gostaria de lembrar ao PT que, ao contrário do boxe, na luta eleitoral aparecem – e não raro ficam ipunes – os golpes abaixo da linha de cintura.



Os conteúdos aqui expostos, são do ponto de vista total e completamente do autor do blog militante do PT desde 1989.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP