quinta-feira, 25 de março de 2010

Quem haverá de reparar o sofrimento, o prejuízo pessoal e político que o companheiro Humberto Costa sofreu?

POSTADO ÀS 18:33 EM 25 DE Março DE 2010

Pronunciamento do deputado Maurício Rands, no plenário da Câmara dos Deputados, a respeito do reconhecimento, pelo TRF da 5a. Região, da inocência do ex-ministro Humberto Costa, no caso que ficou conhecido como "Escândalo dos Vampiros".

"Sr. Presidente, eu quero fazer uma comunicação que reputo da mais alta importância para o processo político deste País. Em 2005, o Ministro Humberto Costa, que era Ministro da Saúde do Presidente Lula, foi acusado pelo Ministério Público sem qualquer prova das irregularidades, Presidente Michel Temer, que ele, como Ministro da Saúde, havia mandado apurar.

Essa denúncia feita pelo Ministério Público naquele momento custou a Humberto Costa, à sua família, aos seus amigos e à militância da esquerda em Pernambuco, além do sofrimento pessoal indescritível, também a ida ao segundo turno na eleição para Governador de Pernambuco, que Humberto Costa, naquele momento, já tinha assegurado. Custou a denúncia, portanto - quem sabe? - , a eleição do companheiro Humberto Costa ao Governo do Estado de Pernambuco.

Agora, Presidente Michel Temer, o próprio Ministério Público Federal reconheceu a inocência de Humberto Costa. A inocência hoje, na sessão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, por unanimidade, foi reconhecida pelos Desembargadores Federais daquele tribunal. Humberto Costa, portanto, foi absolvido por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal de Pernambuco. Cabe ao povo de Pernambuco resgatar essa trajetória, que foi injustamente interrompida.

Fica a lição. Quem haverá de reparar o sofrimento, o prejuízo pessoal e político que o companheiro Humberto Costa sofreu? Fica a lição, para que denúncias irresponsáveis, sem prova, não interfiram no processo político, não substituam a vontade de todo um povo. Portanto, que esse episódio da injustiça contra Humberto Costa, seja objeto da reflexão do conjunto do Ministério Público e desta Casa, para que episódios lamentáveis como aquele de 2006 não voltem a atingir a democracia brasileira."

Blog do Jamildo

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP