sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DEP ISABEL CRISTINA DO PT

Lula: Brasil provou que melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza

sexta-feira, 29/01/2010

lula rio s fco

O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) representou nesta sexta-feira (29)o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Amorim recebeu no lugar de Lula a distinção de Estadista Global e leu o discurso do presidente brasileiro.

Na mensagem, o presidente brasileiro tratou da necessidade de mudanças na economia global, para evitar novas crises, e de esforços mais fortes pela preservação do meio ambiente. O discurso também descreveu os avanços obtidos pelo Brasil nos últimos anos, que permitiram uma recuperação rápida em meio à turbulência global, na avaliação do presidente.

“O Brasil provou aos céticos que a melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza.” Ele avalia que o olhar para o Brasil hoje é muito diferente do que há sete anos, quando esteve pela primeira vez em Davos, logo que chegou ao poder. Havia dúvida sobre o operário sem diploma universitário, vindo da esquerda sindical. No discurso de 2003, Lula frisou que era necessário construir uma nova ordem econômica internacional. “Sete anos depois posso olhar nos olhos de cada um de vocês e do meu povo e dizer que o Brasil fez a sua parte”, diz a mensagem lida por Amorim. “Ainda precisamos avançar muito, mas ninguém pode negar que o Brasil melhorou.”

Ele lembrou que 20 milhões de pessoas saíram do estágio de pobreza absoluta, enquanto o País reduziu o endividamento externo e se tornou credor do FMI. Para Lula, o Brasil caminha para se tornar a quinta economia mundial. O discurso também trouxe críticas ao capitalismo financeiro e a defesa do papel do Estado na economia. O presidente avalia que o principal fator que ajudou o Brasil no combate à crise foi o modelo econômico de incentivo ao crédito e ao consumo e de redução de impostos, reforçado durante a turbulência. Lula, conforme as palavras lidas por Amorim, pediu uma mudança profunda na ordem econômica, de forma a privilegiar a produção e não a especulação.

Segundo ele, os governos devem recuperar o seu papel original, que é o papel de governar. “É hora de reinventar o mundo e suas instituições.” O presidente brasileiro também mandou uma mensagem de frustração com o cenário mundial. “Os desafios do mundo são maiores que os enfrentados pelo Brasil. O mundo precisa de mudanças mais profundas e complexas.”

Segundo ele, Copenhague foi um exemplo, já que a humanidade perdeu uma oportunidade de avançar na preservação ao meio ambiente. “Espero que cheguemos com espíritos desarmados (na próxima reunião) no México”.

O prêmio “Estadista Global”, concedido pela primeira vez pelo Fórum Econômico Mundial, foi entregue pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan ao ministro Amorim, que representou Lula. A cerimônia foi encerrada há instantes.

Fonte: Portal do PT, com agências

Dilma dispara também em Pernambuco


bandeiraFoi adiada a divulgação dos números consolidados de todos os Estados na pesquisa Vox Populi sobre a sucessão presidencial. O Jornal da Noite, da TV Bandeirantes, que prometera divulgar os números nacionais ontem à noite, divulgou apenas outra parcial, agora do Estado de Pernambuco, tão surpreendente quanto a parcial do Rio.

Veja a transcrição da locução do âncora do telejornal Fernando Mitre:

O presidente Lula já está em plena ofensiva para convencer Ciro Gomes a se retirar da disputa presidencial. Além de uma reunião com o governador de Pernambuco, presidente do PSB, agendada para esta terça-feira, há outros esforços dirigidos do Planalto.

Aliás, Pernambuco vai ter um peso especial no resultado da próxima pesquisa nacional de intenção de votos que o instituto Vox Populi divulga ainda esta semana. Os números de Pernambuco já estão fechados.

São esses: 45% para Dilma Rousseff, 23% para José Serra, 9% para Ciro Gomes e 3% para Marina Silva.

Ciro, como se vê, está aí meio achatado, mas há outro dado que pode ser fundamental: 53% dos pernambucanos – 53%! – dizem que votarão no nome indicado por Lula, seja ele de quem for. Claro que muitos, por lá, não sabem que Dilma é o nome.

Por Eduardo Guimarães (http://edu.guim.blog.uol.com.br/)

Lula é modelo de estadista, diz presidente do Fórum Econômico Mundial


lulaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá na próxima sexta-feira (29) o prêmio especial de “estadista global”, criado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos (WEF) para sua 40ª edição.

Segundo Klaus Schwab, fundador do fórum, Lula é um “modelo de estadista global”.
Ao analisar a escolha do chefe de Estado brasileiro, o professor considerou que Lula “mostrou um verdadeiro compromisso com todos os setores da sociedade”. “Esse compromisso foi mantido com um crescimento econômico integrador e justiça social”, afirmou Schwab.

O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan entregará o prêmio, em nome do conselho diretor da fundação Fórum Econômico Mundial, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A elite mundial se reúne a partir de quarta-feira em Davos em torno de temas como a reconstrução do devastado Haiti, a reforma do setor financeiro e a ameaçadora crise social que surge após a recessão como grandes eixos.

Para Lula, no último ano de seu segundo mandato, será a última visita como chefe de Estado brasileiro a Davos, onde chegou pela primeira vez em 2003, quando a elite que hoje o celebra pelo êxito econômico do País o encarava com desconfiança e suspeita por seu passado sindical.

Do Portal Terra

Mais de 11 milhões de empregos foram criados no Brasil em 7 anos


Entre 2003 e 2009 o Brasil gerou 11.752.763 novos postos de trabalho, entre vagas celetistas e estatutárias, calculados com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em 2003, o número de trabalhadores no País era de 29.544.927, passando para 40.437.076, um aumento de 36,86%. Considerando apenas os trabalhadores com carteira assinada, calculados pelo Caged, nesse período foram gerados 8.716.082 postos de trabalho. O número de trabalhadores com carteira assinada no Brasil nesses sete anos teve uma elevação de 32%, passando de 24,9 milhões para 32,9 milhões de pessoas.

O número de admitidos desde 2003 foi de 93,3 milhões e de desligados 84,5 milhões. Nesses sete anos, o saldo de empregos gerados durante o ano só ficou abaixo de um milhão de vagas em duas ocasiões: 2003 e 2009.

Em 2009, foram gerados no Brasil 995.110 novos empregos formais. “O Brasil é o País que mais gerou empregos em 2009 entre os integrantes do G-20, o que nos dá certeza de termos acertado nas políticas públicas de combate à crise econômica mundial. Estados Unidos e Europa estão apresentando saldos negativos, e os países da América Latina estão nos procurando para aprender como fizemos para escapar da crise que afetou o mundo todo”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

A previsão do ministro para janeiro é que sejam criados cerca de 100 mil empregos formais. Para 2010, Lupi mantém a previsão de geração de 2 milhões de novos postos de trabalho.

Apesar de ter registrado perda de 415.192 postos de trabalho, o número de admissões de dezembro de 2009, que chegou a 1.068.481, foi o maior para o mês em toda a série histórica do Caged. “Apesar da crise, a Indústria da Transformação fechou o ano de 2009 com saldo positivo, e este setor será um grande gerador de empregos em 2010, ao lado de Serviços. Teremos o melhor ano da história em número de empregos gerados, uma prova do sucesso das políticas públicas econômicas e sociais”, afirmou o ministro. (mais…)

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP