sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ISABEL CRISTINA. COM

Petrolina sediará I Simpósio de Cultura Afro-brasileira do Vale do São Francisco

sexta-feira, 4/12/2009

Ilustração simpósio

Na próxima quarta-feira, 9 de dezembro, acontecerá em Petrolina o I Simpósio de Cultura Afro-brasileira do Vale do São Francisco, abordando o tema Relações Étnico-raciais e o Ensino da História e da Cultura Afro-brasileira.

O evento terá a participação de Jorge Arruda, secretário executivo do Comitê de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco; do professor e advogado Everaldo Libório e das parlamentares Isabel Cristina (deputada estadual/PE) e Cristina Costa (vereadora/Petrolina).

O objetivo principal é instigar a reflexão conjunta dos participantes por meio da análise e do debate acerca da situação do negro no Brasil, com enfoque nas relações Étnico-raciais e o ensino da História e da cultura afro-brasileira e africana.

“Pretendemos oportunizar a reflexão crítica de forma a estimular a valorização da diversidade cultural que permeia nossos costumes”, explicou a professora Norma Guedes, idealizadora do projeto.

Promovido pelo CAP – Centro de Apoio Parlamentar, o simpósio é voltado para o público em geral, em especial aos estudantes universitários e do ensino médio, professores de História da Rede Pública e Privada, educadores em geral e membros de movimentos afros.

Serviço:

DATA: 9 de dezembro de 2009, a partir das 19h.

LOCAL: Auditório do NEUMAN HOTEL.

Av. Souza Filho, 444 – 1º andar – Centro – Petrolina-PE

Deputada assume relatoria da Comissão Especial de Transposição do Rio São Francisco

quinta-feira, 3/12/2009

Deputada assume relatoria da Comissão Especial de Transposição do Rio São Francisco A deputada estadual Isabel Cristina assumiu nesta quinta-feira, dia 03, a relatoria da Comissão Especial destinada a discutir o Plano Diretor do Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido e acompanhar a execução das obras estruturadoras da transposição do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina. A instalação da nova Comissão aconteceu na manhã desta quinta, quando também foram eleitos o Presidente e Vice-presidente da Comissão, respectivamente os deputados Raimundo Pimentel e Bringel.

A nova Comissão criada da Assembléia Legislativa de Pernambuco terá o papel de discutir o Plano Diretor do Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido e acompanhará a execução das obras estruturadoras da transposição do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina.

A deputada Isabel Cristina compõe ainda na Casa, como membro titular, as Comissões de Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural; e Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática. Isabel Cristina está ainda na suplência das comissões de Finanças, Orçamento e Tributação; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; e de Cidadania e Direitos Humanos.

Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids aborda preconceito contra soropositivos

terça-feira, 1/12/2009

Quem vive com HIV/aids pode trabalhar, estudar, praticar esportes, namorar, fazer sexo com camisinha, como todo mundo. Apesar de a rotina ter de se adaptar aos medicamentos e consultas, o mais difícil é ter que conviver com o preconceito. Para ajudar a mudar essa realidade, o Ministério da Saúde lança nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, a campanha publicitária com o tema sobre o preconceito e estigma, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Um beijo, protagonizado por um jovem com HIV e uma jovem que não tem o vírus, marca o filme de 30 segundos que faz parte da campanha, cujo slogan é: “Viver com aids é possível. Com o preconceito não”. Símbolo de amor e amizade, no campo da aids o beijo assume outras conotações. Mostra que não se transmite o HIV dessa forma, que pessoas soropositivas podem e devem se relacionar, entre elas ou com sorodiscordantes (uma positiva e outra não).

Na mesma ocasião será lançada a revista AZT – a vida continua. A publicação traz 13 histórias reais que retratam a superação ao preconceito e às dificuldades enfrentadas por quem vive ou convive com HIV/aids. Resultado do concurso nacional Vidas em Crônicas, os textos vencedores representam uma homenagem às pessoas que, em três décadas de epidemia, convivem com o preconceito por causa do vírus.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no dia primeiro de dezembro, é a data sugerida pelas Nações Unidas para reforçar o compromisso político dos governos para que o mundo reflita sobre as questões que envolvem o viver com o HIV. O mundo todo está voltado, nessa data, para as ações desenvolvidas pelos países, principalmente o Brasil, cuja política na área é globalmente reconhecida.

Estima-se que 630 mil pessoas estejam infectadas pelo HIV no Brasil, sendo que mais de 200 mil estão fazendo uso do tratamento oferecido pelo SUS. A política de acesso universal aos medicamentos adotada pelo Governo Brasileiro vem possibilitando, ao longo dos anos, a melhoria da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/aids.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP