domingo, 6 de setembro de 2009

PETROBRAS 06/09/09

Investimentos em publicidade para 2010

Com relação à matéria publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo neste domingo (6/9), “Petrobrás gastará R$ 480 milhões em publicidade – Em ano eleitoral, estatal vai ampliar verba para propaganda; tom ufanista já domina campanhas“, a Companhia esclarece que segue as orientações de publicidade da Presidência da República para o período eleitoral, baseadas na Lei 9.504, que entre outros dispositivos, proíbe aos agentes públicos (…)

realizar, em ano de eleição, (…) despesas com publicidade dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, que excedam a média dos gastos nos três últimos anos que antecedem o pleito ou do último ano imediatamente anterior à eleição.

O histórico de investimento da Petrobras em publicidade, já divulgado por este blog, pode ser visto no Quadro dos investimentos da Petrobras em Publicidade. A estimativa para 2009 é de R$ 238 milhões, menor que os valores aplicados nos últimos dois anos.

A Petrobras usualmente realiza contratos para prestação de serviços publicitários pelo período de dois anos. Portanto, o valor especulado na matéria pode se referir ao período 2010-2011, e não somente para o ano de 2010 (informação não está clara na reportagem). Além disso, o texto chama de “blocos” e mistura agências contratadas para prestar serviços à Petrobras (PPR Profissionais de Publicidade Reunidos Ltda, F/Nazca, Saatchi & Saatchi Publicidade Ltda e Heads Propaganda Ltda) com aquelas contratadas pela Petrobras Distribuidora (PPR Profissionais de Publicidade Reunidos Ltda e Master Publicidade), que empreendem campanhas distintas e possuem contratos e prazos diferentes.

Ainda na mesma matéria, com relação ao pré-sal, sua exploração não se dá “num abismo de 7 mil metros, no Oceano Atlântico, num desafio tecnológico sem precedentes”, nem o “o cidadão é levado a pensar nas profundezas abissais”. A exploração ocorre em áreas oceânicas com 2 a 3 mil metros de profundidade (lâmina d’agua), o que pode ser visto no Site Petrobras Pré-sal.



Pré-sal: entrevistas com José Sergio Gabrielli

pré-salEm entrevista para a revista Época,edição 590 (5/9), o presidente da Petrobras defende a urgência no Congresso e diz que os poços demoram ao menos seis anos para produzir.

Em entrevista à TV Brasil nesta sexta-feira (4/9), José Sergio Gabrielli fala sobre a relação entre o pré-sal e a infra-estrutura que o Brasil pretende implementar com a descoberta das jazidas: “queremosvincular o crescimento da produção de petróleo à capacidade de crescer da indústria brasileira (..) a União terá mais recursos para desenvolver seus programas de combate à pobreza, de melhoria de condições de saúde e educação, e no investimento em tecnologia e programas para o meio ambiente”.

Também nesta sexta-feira (4/9), em encontro no Rio com o presidente José Sergio Gabrielli, representantes de empresas do setor de bens de capital apresentaram uma proposta para acelerar a produção nacional de equipamentos para a exploração do pré-sal.

Na quinta-feira (3/9) o Presidente da Petrobras foi o entrevistado de Carlos Alberto Sardenberg no Globo News, e falou sobre as novas responsabilidades da empresa com o pré-sal




Petrobras premiada pela Petroleum Economist

A Petrobras foi vencedora nas categorias Companhia mais Empreendedora em Exploração (Most Enterprising Exploration Company) e Inovação em Projetos(Project Innovation), do prêmio anual concedido pela Petroleum Economist , uma das mais respeitadas publicações do setor de petróleo e gás. É a terceira vez consecutiva que a Petrobras vence alguma das categorias da premiação.

Segundo a revista britânica, o prêmio pelo empreendedorismo foi concedido à Petrobras devido a sua “determinação para superar os desafios colocados ao desenvolvimento do pré-sal“. Na categoria Inovação em Projetos, a Companhia teve reconhecido o “desenvolvimento da tecnologia necessária para recuperar o petróleo extrapesado do campo de Siri, na Bacia de Campos”. (mais…)





Outras opiniões: capitalização da Petrobras é um direito

O presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa e ex-presidente do Banco Central (1999/2003), Arminio Fraga, e o ex-presidente da CVM, o advogado Luiz Cantidiano, não veem complicações para que a operação de capitalização da Petrobras seja realizada.
.
Leia mais em

Para Armínio, capitalização da Petrobrás ”é um direito”
Estadão

O Globo

Fraga vê risco de questionamento da operação
Folha
Monitor Mercantil
Fraga crê que haverá questionamentos em capitalização da PetrobrasValor
Portal Exame
JB Online
Agencia Brasil
Invertia



Em defesa da informação: carta à Márcia Peltier Jornal do Commércio/RJ

marciaEm relação à nota “Na defesa”, publicada nesta quinta-feira (3/09), a Petrobras esclarece que não é verdade que “refinaria se faz a toda hora no mundo” como disse o ministro do TCU, José Jorge. A última unidade de refino inaugurada no Brasil foi a Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP) em 1980. (mais…)




Petrobras no Índice Dow Jones de Sustentabilidade

dow_indiceA Petrobras conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o direito de participar do Índice Dow Jones de Sustentabilidade World (DJSI), o mais importante índice mundial de sustentabilidade e que é usado como parâmetro para análise dos investidores social e ambientalmente responsáveis. Com a renovação, a companhia se consolida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo.(mais…)

Petrobras cumpre acordo com MPF sobre emissões

dieselSobre a matéria “Carros terão que poluir menos a partir de 2014”, da Folha de São Paulo (3/9), a Petrobras reafirma que jamais foi omissa em relação à questão do enxofre no diesel. A Companhia participou ativamente das discussões sobre o fornecimento do diesel com menor teor de enxofre. Tanto que disponibilizou, já a partir de janeiro de 2009, o diesel S-50 para a frota cativa de ônibus de São Paulo. Hoje, as cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém, Recife e Curitiba também recebem o S-50, como foi acordado com o Ministério Público Federal em 30 de outubro de 2008. Outras cidades receberão o diesel até 2011, conforme o cronograma.

A partir de 2012, a empresa fornecerá o diesel S-10 para todo o País. Mais uma vez, ressaltamos que a resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) para a utilização deste combustível prevê também o uso de outras tecnologias para novos veículos movidos à diesel com controle rígido das emissões. Além de adotar uma engenharia de tráfego que diminua congestionamentos responsáveis pela maior concentração de poluentes no ar.


Outra opinião: tarefa maior no pré-sal é da Petrobras

“Nada mais produtivo para o país do que entregar à Petrobras parte especial do sistema do pré-sal”, diz o jornalista Jânio de Freitas em sua coluna publicada na edição desta quinta-feira (3/9) da Folha de S.Paulo. Clique na imagem abaixo para ampliá-la.

jânio de feritas 3 9




Outra opinião: quem tem medo da Petrobras?

santayanaArtigo publicado no Jornal do Brasil desta quinta-feira (3/9), de autoria do jornalista Mauro Santayana (clique na imagem para ampliá-la).
.

Os mesmos jornais que atacam a Petrobras revelaram, ontem, que a empresa foi, entre as não financeiras, a mais lucrativa das Américas, no segundo trimestre deste ano. Isso comprova que está sendo bem administrada. No passado se dizia que o melhor negócio do mundo era uma empresa de petróleo, e que o segundo melhor negócio do mundo continuava sendo uma empresa de petróleo, mesmo mal administrada. Se a Petrobras foi a empresa mais lucrativa da América – e na mesma lista não se encontram outras empresas petrolíferas – reforça-se o êxito da empresa criada por Vargas. Não há por que apelar para o concurso das petrolíferas estrangeiras na exploração do pré-sal. O contrário é que é o certo, e a Petrobras tem participado, com êxito, da exploração de petróleo no exterior, principalmente em associação com empresas também estatais.

Para continuar a leitura do artigo clique aqui para ir ao JB Online.

Compartilhe:

Refinaria de Pernambuco: negociação permanente para reduzir custos

A Petrobras contesta matérias veiculadas pela imprensa hoje (02/09) sobre supostas irregularidades nas obras da Refinaria de Pernambuco. A Companhia jamais “admitiu”ocorrência de um suposto superfaturamento. A Petrobras reafirma que não houve superfaturamento, nem sobrepreço ou “jogo de planilha” nas obras da refinaria.

Em 4 de março de 2008, antes da fiscalização do TCU , a Petrobras já havia iniciado processo de reavaliação de custos e renegociação de preços com o consórcio responsável pela terraplanagem, a partir da constituição de uma Comissão de Negociação com objetivo de reavaliar condições técnicas e soluções. (mais…)

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP