quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DEP.ISABEL CRISTINA 02/09/09


A deputada Isabel Cristina participa nesta quarta-feira (2), em Brasília, do Encontro Nacional de Deputadas Federais, Estaduais e Senadoras, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que se realizará das 9h às 17h.

Durante o Encontro será discutida a construção dos planos estaduais e municipais, conforme as diretrizes previstas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Durante o evento as parlamentares também discutirão a ocupação feminina nos espaços de poder e a ampliação da representação feminina nos parlamentos.

Confira a programação:

09:30 – Abertura e Painel I

Mulheres e Poder – desafios

  • Ministra Nilcéa Freire – Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
  • Ministra Dilma Roussef – Ministra-chefe da Casa Civil
  • Ministro José Múcio Monteiro – Secretaria de Relações Institucionais
  • Senadora Serys Slhesarenko – 2ª Vice-Presidente do Senado Federal, Coordenadora da Bancada Feminina do Senado Federal
  • Deputada Alice Portugal – Coordenadora da Bancada Feminina na Câmara Federal
  • Deputada Ana Cunha –Secretaria de Mulheres da UNALE – União dos Legislativos Estaduais

11:00 – Debate

12:30 – Almoço

14:00 – Painel II

Como o Poder Legislativo pode contribuir para a implementação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres?

  • Apresentação da consolidação do trabalho de grupo das gestoras realizado no dia anterior e debate de estratégias.
  • Representantes dos Organismos Governamentais Estaduais e/ou Municipais de Políticas para as Mulheres.
  • Representante da Coordenação da Bancada Feminina na Câmara Federal.
  • Representante da Secretaria de Mulheres da União Nacional dos Legislativos Estaduais – UNALE.
  • Mediadora – Sônia Malheiros Miguel – Subsecretaria de Articulação Institucional da SPM

15:30 – Debate

17:00 – Encerramento das atividades.


O prefeito de Orocó Reginaldo Crateú (Dedi) esteve na tarde desta segunda-feira, 31 de agosto no gabinete da deputada Isabel Cristina, na Assembléia Legislativa de Pernambuco, centro do Recife.

Durante a visita, o prefeito e a deputada conversaram sobre a construção da Academia das Cidades em Orocó, solicitação feita ao Secretário das Cidades Humberto Costa por Isabel Cristina e que terá as obras iniciadas no próximo mês de novembro.

Além da Academia das Cidades, durante a reunião a parlamentar e o prefeito discutiram outras ações pleiteadas para o município, a exemplo da reforma do hospital municipal; implantação do matadouro público; construção de casas através do programa Minha Casa Minha Vida, da Secretaria das Cidades; saneamento do projeto Brígida e a Construção da Escola Quilombolas.

O prefeito solicitou a intermediação da deputada para que essas ações, que só irão melhorar a vida da população do município, sejam atendidas.

A deputada Isabel Cristina assumiu o compromisso de buscar junto ao governo do Estado o atendimento desses pleitos e se colocou à disposição da prefeitura de Orocó para que estas iniciativas se tornem realidade.

CUT, CGTB, CTB, Força Sindical e UGT vão somar esforços e entrar unidas no combate pela democratização da comunicação. A decisão foi tomada neste mês de agosto, em São Paulo. A idéia é participar do processo da Conferência Nacional de Comunicação, convocada pelo governo federal, com uma plataforma comum do movimento sindical para romper as cercas do latifúndio midiático.

Na avaliação da Secretária Nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, que integra a Comissão Organizadora da Conferência, "a articulação com as centrais e com os movimentos sociais será determinante para que as forças populares sejam vitoriosas na batalha contra os que querem manter a comunicação como um privilégio de poucas famílias, gente que se comporta como dona da verdade por ser detentora dos meios que são concessões públicas".

Rosane Bertotti deu um informe sintético sobre os últimos dois anos de atuação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), das resistências enfrentadas e dos obstáculos removidos para a realização da Conferência Nacional.

Entre as principais reivindicações das centrais estão a mudança do marco regulatório, garantindo, entre outros avanços, que haja uma regulação efetiva das concessões de rádio e televisão - hoje disponibilizadas tão somente pelo critério mercadológico, sem acesso aos movimentos populares e via de regra contra eles; o estabelecimento de mecanismos de controle social, com a instituição e fiscalização efetiva dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Comunicação, com caráter institucional e ligado ao Executivo, e a disponibilização do acesso gratuito da população à internet banda larga e à popularização da TV digital. As centrais também vão defender um espaço gratuito no rádio e na televisão, proporcional entre as entidades legitimamente constituídas e reconhecidas, no mesmo padrão atualmente utilizado pela legislação partidária.

Para o secretário de Divulgação e Comunicação da UGT, Marcos Afonso Oliveira, "ao atuar coletivamente e lutar por bandeiras comuns, as centrais ampliam as condições para serem vitoriosas em suas reivindicações contra poderosos interesses que se articulam para que nada mude".

De acordo com Carlos Rogério Carvalho Nunes, secretário de Comunicação da CTB, a atuação conjunta a partir de agora dará uma nova qualidade à ação pela democratização da comunicação. "Nossa central realizou um encontro de comunicação recentemente, onde decidimos jogar peso neste processo da Conferência. Os debates são uma oportunidade de dialogarmos com a sociedade sobre os mecanismos de dominação de umas poucas famílias contra a sociedade brasileira e a necessidade de reverter essa lógica excludente", disse.

"Realizaremos nosso Congresso nos próximos dias e este tema certamente ganhará um bom destaque, pois precisamos envolver o conjunto das entidades para que tenhamos mais respaldo para as nossas bandeiras", declarou Dalva Ueharo, assessora de Comunicação da Força Sindical.

"Lutar pela democratização da comunicação é lutar pelo aprofundamento e aprimoramento da democracia em nosso país. É preciso pôr fim à manipulação e desinformação que são práticas recorrentes dos grandes meios de comunicação contra os interesses nacionais e populares. Nossa atuação unitária na Conferência abre essa possibilidade e não vamos desperdiçá-la", ressaltou Valdo Albuquerque, assessor de Comunicação da CGTB.

As centrais voltam a se reunir na próxima semana para debater um manifesto conjunto de convocação e mobilização das suas bases para as Conferências Distritais e Estaduais, acumulando para a Nacional, marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Brasília.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP