quarta-feira, 26 de agosto de 2009

HOJE NA MÍDIA DA ELITE 26/08/09

Crise na Receita Mais demissões pioram crise na Receita Num agravamento da crise na Receita Federal, cerca de 60 funcionários em postos de chefia em 5 de 10 superintendências regionais avisaram a seus superiores que deixarão suas funções. A Receita diz que há cerca de 300 cargos de confiança. Apenas no Estado de São Paulo, com 42% da arrecadação nacional, foram aproximadamente 30 demissões. Leia +


PMDB trava Câmara PMDB trava Câmara para arrancar liberação de emendas do Planalto Partido lidera ofensiva para que equipe econômica pague R$ 5 bilhões previstos no Orçamento

Depois de enterrar as 11 representações contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética, exigindo os votos dos três senadores petistas, e de cobrar o apoio do Planalto e do PT aos candidatos peemedebistas nos Estados para, em troca, ficar ao lado da pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o PMDB aumentou ontem a pressão sobre o governo. O partido lidera agora a ofensiva para que a equipe econômica libere logo o dinheiro das emendas dos parlamentares previsto no Orçamento deste ano.


Suplicy pede renúncia e mostra cartão vermelho a Sarney


O partido conduziu ontem a obstrução das votações na Câmara e anunciou a disposição de manter a paralisação até que o governo apresente o cronograma de liberação das emendas, com as datas de desembolso do dinheiro para as obras nos municípios que são base eleitoral dos deputados. "Não pode a área econômica ficar se fazendo de surda e muda. Se é assim, aqui nós ficamos surdos e mudos também", afirmou o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN).
Leia +


Economia Aposentado que ganha acima do mínimo pode ter reajuste de 6% Aposentado que ganha acima do mínimo pode ter reajuste de 6%


O ministro da Previdência, José Pimentel, confirmou na noite desta terça-feira que o governo conseguiu firmar um acordo com as centrais sindicais e irá enviar ao Congresso Nacional projeto que prevê conceder no próximo ano reajuste real de cerca de 6% para aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo mensal. Se o projeto for aprovado, os pagamentos começarão a ser feitos em janeiro de 2010 e levam em conta uma nova fórmula de cálculo da ampliação dos benefícios: variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acrescido de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes do reajuste.

O impacto nas contas públicas, prevê Pimentel, deverá ser de R$ 1,2 bilhão para cada ponto percentual da ampliação da aposentadoria. Ao todo, serão contemplados 8,7 milhões de aposentados que recebem acima do mínimo.

Na rodada de negociações entre centrais sindicais e o governo federal, o Executivo aceitou reduzir a aplicação do chamado fator previdenciário (princípio segundo o qual a União teria de levar em conta o tempo de contribuição, a idade do trabalhador no momento do pedido de aposentadoria e a expectativa de vida para calcular os valores dos benefícios) e permitir que cumpram o fator apenas os trabalhadores que decidirem antecipar suas aposentadorias. Todas as alterações ratificadas nesta terça entre governo e sindicalistas precisarão de aval do Congresso.
Leia +


Divergências Pré-sal: Cabral e Hartung recusam convite de Lula para lançamento do marco regul Os governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, recusaram o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar, na próxima segunda-feira, em Brasília, do lançamento do marco regulatório do pré-sal, informa Ancelmo Gois, em sua coluna na edição desta quart-feira do GLOBO.

- Não posso participar de uma coisa que não sei do que trata - disse o peemedebista Cabral, um dos mais próximos aliados de Lula.

A decisão foi tomada um dia após o governador do Rio ter deixado claro, no seminário promovido pelo GLOBO - veja a cobertura completa -, que iria lutar "com todos os instrumentos democráticos" contra eventuais mudanças na arrecadação de royalties e participações especiais do petróleo na nova regulamentação do pré-sal.

Rio e Espírito Santo produzem 87% do petróleo do país.

O ministro Edison Lobão foi enviado ao Rio, na terça-feira à noite, e a Vitória, ontem à noite, em missão de paz, informa Ilimar Franco, no Panorama Político. Na presença do ministro, os governadores conversaram por telefone com o presidente Lula.
Leia +


CPI da Conta de Luz CPI da Conta de Luz já está sob suspeita Suspeitava-se que a CPI da Conta de Luz na Câmara nascera com o objetivo de intimidar empresários para depois dar uma aliviada e passar o chapéu. A desconfiança pode se confirmar: a CPI convocou dez dos maiores dirigentes de empresas de energia para depor sobre formação de tarifas, quando até os postes sabem que essa é atribuição exclusiva da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o setor. Leia +


Cabos eleitorais na folha do Senado Senado em crise amplia regalias Senado em crise amplia regalias

A Mesa Diretora do Senado está alheia à crise política pela qual atravessa a Casa. Um ato publicado no Diário Oficial autoriza os 81 parlamentares a utilizar verba indenizatória para instalar escritórios políticos em suas bases eleitorais. Na prática, os senadores poderão montar comitês de campanha e escolher até 79 funcionários comissionados para atuar como cabos eleitorais. A Direção-Geral, por sua vez, encontrou uma solução para a farra das gratificações. Antes concedidas de forma indiscriminada, agora elas serão incorporadas ao valor do salário. No plenário, Eduardo Suplicy (PT-SP) deu cartão vermelho para Sarney e bateu boca com Heráclito Fortes (DEM-PI).
Leia +

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP