sexta-feira, 17 de julho de 2009

HOJE NA MÍDIA DA ELITE 17/07/09


Saúde Gripe suína mata 11 e já circula no país O Brasil confirmou mais sete mortos pela gripe A (H1N1), a gripe suína, elevando para 11 o total de óbitos. Cinco mortes foram no Rio Grande do Sul (Estado recordista, com sete), uma no Rio e uma em São Paulo. Também foi registrada a primeira morte por transmissão sustentada da doença, em que a vítima não foi ao exterior nem teve contato com algum viajante ou seja, o vírus circula no país.
Leia mais>>


Pré-sal Governo banca prioridade à Petrobrás no pré-sal Governo banca prioridade à Petrobrás no pré-sal



O governo acredita que encontrou o caminho jurídico para garantir à Petrobrás a exploração dos campos de petróleo mais produtivos da camada de pré-sal. O novo modelo que pode autorizar a contratação direta da companhia, fora do sistema de leilões, tem amparo na Constituição e, apesar de causar polêmica, ganhou a simpatia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



O Planalto ainda vai aproveitar o debate sobre o marco regulatório do pré-sal para tentar esvaziar a CPI da Petrobrás.



O suporte legal que permitiria a "reserva de mercado" para a Petrobrás está no artigo 177 da Constituição. Diz o parágrafo 1º desse artigo que "a União poderá contratar com empresas estatais ou privadas a realização das atividades previstas", como pesquisa e lavra das jazidas de petróleo, além da refinação, "observadas as condições estabelecidas em lei".



Na prática, ao construir as regras do pré-sal, o governo terá, obrigatoriamente, de mudar dispositivos da Lei do Petróleo (9.478/1997). Por essa lei, que quebrou o monopólio da Petrobrás no governo Fernando Henrique Cardoso, a exploração de jazidas deve ser feita mediante contratos de concessão precedidos de licitação pública.


Leia mais>>


Crise no senado Atos secretos beneficiaram membros de Conselho de Ética do Senado Quatro dos 15 senadores do Conselho de Ética do Senado tiveram assessores nomeados ou exonerados por atos secretos. O órgão foi instalado para julgar o presidente do Casa, José Sarney (PMDB-AP), entre outras denúncias, pela edição dessas medidas não publicadas, informa reportagem da Folha de S. Paulo nesta sexta-feira.

A eleição dos integrantes do Conselho de Ética foi feita em plenário na terça-feira sem contestações. Na quarta-feira, foi escolhido o presidente do colegiado, Paulo Duque (PMDB-RJ), que já disse considerar os atos secretos 'uma bobagem inventada por alguém'.

Os quatro senadores do conselho beneficiados por atos secreto são: Demóstenes Torres (DEM-GO), Almeida Lima (PMDB-SE), Delcídio Amaral (PT-MS) e Ideli Salvatti (PT-SC). Esses dois últimos são suplentes, mas ocupam atualmente as vagas dos titulares Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e João Ribeiro (PR-TO), que renunciaram.

Os senadores dizem não ter responsabilidade pelos atos não publicados. - Todos os senadores foram afetados por atos secretos. Uma vez que foram criados cargos em gabinetes e reajustada a verba indenizatória - afirmou Demóstenes.

Leia mais>>


Duplo atentado Bombas explodem em dois hotéis na Indonésia Dois homens-bomba participaram de um duplo atentado a dois hotéis de luxo em Jacarta, capital da Indonésia, na manhã desta sexta-feira (noite de quinta-feira em Brasília). Ao menos oito pessoas morreram, entre elas quatro estrangeiros, e 52 ficaram feridas nos ataques ao Ritz-Carlton e ao JW Marriot, no centro financeiro de Jacarta. ( Veja as imangens dos alvos após o atentado )

Eram 7h45m (horário local) quando

Leia mais>>


Governo Lula pode extinguir ‘Sealopra’ de Unger O presidente Lula considera extinguir a Secretaria de Assuntos Estratégicos de Longo Prazo, que ganhou a “sigla” Sealopra e foi ocupada pelo ex-ministro Mangabeira Unger. Sua criação atendeu a um pedido do vice-presidente José Alencar, cujo partido, o PRB, prometeu a Unger recompensá-lo por sua filiação com um cargo no primeiro escalão do governo. Mas agora Lula finalmente questiona sua real necessidade.
Leia mais>>


Saúde Gripe suína mata além do grupo de risco Com 11 mortes confirmadas e 1.175 casos registrados no país, a gripe suína passou definitivamente a ser um problema nacional. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu ontem que o vírus H1N1 rompeu as medidas de prevenção e já se reproduz dentro do território brasileiro. Com um agravante: três vítimas não tinham histórico de doenças graves. É um indício de que a gripe extrapolou o chamado grupo de risco — pessoas que, por exemplo, viajaram para o exterior ou apresentam alguma fragilidade na saúde. Temporão reiterou que não há motivo para alarde e descartou restrição de viagens para estados como Rio Grande do Sul, onde sete mortes foram confirmadas. Segundo a OMS, as vacinas contra a gripe suína estarão disponíveis em setembro. É na primavera, também, que os especialistas apostam em um recuo da doença.
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP