segunda-feira, 22 de junho de 2009

FILHO DE MALA, MALINHA É 22/06/09

Quando a genética rege a política
A Assembleia Legislativa de Pernambuco, como de resto a política nacional, carece de jovens. Hoje, raros são aqueles forjados, por exemplo, nas trincheiras do movimento estudantil, que por anos foi a porta de entrada da juventude na atividade partidária. Boa parte da moçada que se vê na política é oriunda de arranjos em que a genética fala mais alto. São herdeiros de bases eleitorais dos pais. E perpetuam o poder de suas famílias.

Para a disputa de 2010, alguns ex-deputados já trabalham para eleger seus rebentos. Étore Labanca (PSB), atual prefeito de São Lourenço, quer eleger Vinícius Labanca; Romário Dias, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, prepara o terreno para o filho Leonardo Dias, e Elias Lira, eleito prefeito de Vitória de Santo Antão em 2008, planeja lançar o filho Joaquim. Especula-se, ainda, que o atual presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), estaria pensando em colocar a filha Geovana na disputa.

Na última eleição (2006), pelo menos seis das 49 cadeiras da Casa de Joaquim Nabuco foram ocupadas por filhos de parlamentares que já tiveram assento no Legislativo estadual. Clodoaldo Magalhães (PTB) herdou o patrimônio eleitoral do pai, Eudo Magalhães, hoje prefeito de Joaquim Nabuco; Augusto César Filho (PTB) também elegeu-se com o respaldo do pai, Augusto César (PTB), ex-prefeito de Serra Talhada e diretor de assuntos estratégicos da Hemobras.

Também estão na lista, em segundo mandato, Carla Lapa, filha de Carlos Lapa (PSB), ex-prefeito de Carpina, e João Fernando Coutinho (PSB), filho de Eduardo Coutinho, ex-deputado e atual prefeito de Água Preta. Há, ainda, Lourival Simões (PR), filho do ex-prefeito de Petrolândia Francisco Simões (já falecido), que, depois de renovar o mandato, saiu por ter sido eleito prefeito do município. Por fim, Silvio Costa Filho (PMN), filho do deputado federal Silvio Costa (PMN), está licenciado porque assumiu a secretaria estadual de Turismo.

Não faltam casos clássicos de perpetuação da "espécie". Em Pernambuco, o ex-governador Mendonça Filho, presidente estadual DEM, tem pai deputado federal, José Mendonça, e cunhado deputado estadual, Augusto Coutinho. Já o governador Eduardo Campos (PSB) é neto do ex-governador Miguel Arraes (falecido em 2005), filho de Ana Arraes, deputada federal, e primo de Marília Arraes, vereadora do Recife.

Os Coelho, de Petrolina, também mantêm espaço nobre na política pernambucana, desde os anos 50. Ainda antes de Nilo Coelho chegar ao governo do estado (1968-1971), a família sempre contou com representantes no Legislativo. Hoje, Ciro e Geraldo são deputados estaduais. Fernando Bezerra Coelho Filho é deputado federal, enquanto seu pai, o ex-prefeito de Petrolina Fernando Bezerra, é secretário de Desenvolvimento Econômico.
http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/06/21/politica4_0.asp#

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP