segunda-feira, 22 de junho de 2009

BLOG DA PETROBRAS 22/06/09

Petrobras tem resultados para mostrar também na área social

Junho 22, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

Sistemática de Investimentos SociaisA Petrobras decidiu transferir e adaptar para a área social as tecnologias de gestão desenvolvidas em seu negócio. Dessa combinação ousada, surgiu uma Sistemática de Investimentos Sociais, que é considerada inovadora e pioneira no mundo empresarial. Trata-se de um documento que define metodologia, critérios e indicadores padronizados para a análise, seleção, aprovação, acompanhamento e avaliação dos projetos sociais apoiados em todo o Brasil. Inspirada nas melhores práticas de gerenciamento de projetos, como as do Project Management Institute (PMI), essa sistemática está totalmente alinhada ao Plano Estratégico, ao Plano de Negócios e à Disciplina de Capital da Petrobras.

Os indicadores desenvolvidos foram revisados pelo consultor internacional Flavio Comim, pós-doutor em economia e professor da Universidade de Cambridge, responsável pela divulgação do IDH no Brasil, a convite do PNUD, e revisor dos Relatórios Regionais sobre as Metas do Milênio no Brasil para a ONU.

A implantação gradual dessa sistemática permite que, além de comunicar para a sociedade seus resultados na produção de energia, a Petrobras possa medir e divulgar também sua contribuição para efetivar os direitos humanos, promover o crescimento econômico justo e distributivo, fomentar o desenvolvimento local e fortalecer a democracia. Para uma primeira rodada de cálculo dos indicadores, a Petrobras contou com o apoio da Accenture, empresa de consultoria independente especializada em gestão, que contatou diretamente as instituições pesquisadas. Cerca de 340 projetos sociais apoiados pelo órgão corporativo de comunicação da Companhia entre novembro de 2007 e novembro de 2008 foram analisados. Essa amostra não representa a totalidade da carteira de projetos, já que a mesma será divulgada no Balanço Social da Companhia ainda este mês, mas já antecipa os bons resultados que vem sendo alcançados. Conheça abaixo alguns indicadores:

  • Participantes diretos: 520.194 pessoas
  • Participantes indiretos: 1.820.679 pessoas
  • 6.865 empregos diretos gerados nas organizações sociais;
  • No caso dos projetos de geração de renda:
    • 39% contam com planos de negócio estruturados;
    • 80% incorporaram tecnologia para aprimoramento do processo produtivo;
  • No caso dos projetos de educação para a qualificação profissional:
    • 60% dos cursos possuem certificação profissional;
    • 34% dos cursos contam com certificação profissional nacionalmente reconhecida;
  • No caso dos projetos de garantia dos direitos da criança e do adolescente:
    • 96% das crianças estão concluindo o período total de atendimento;

A Petrobras já treinou cerca de 300 profissionais da sua força de trabalho para a implantação da Sistemática de Investimentos Sociais e irá iniciar, em breve, a capacitação dos técnicos das instituições parceiras.

Meio milhão de acessos

Junho 22, 2009 by Blog Fatos e Dados Petrobras

500milCom pouco mais de 2 semanas de existência, nosso blog já ultrapassa a marca de meio milhão de acessos.Criado para dar mais transparência às iniciativas da Petrobras, o Fatos e Dados inaugura a entrada da companhia em um universo de comunicação mais democrático e participativo.

A Petrobras considera positivo que o modelo seja seguido por outras empresas, pois entende que a informação é um direito fundamental.

O blog inovou ao publicar perguntas encaminhadas por veículos à companhia, juntamente com as respostas na íntegra repassadas aos jornalistas. A atitude mudou o patamar da relação entre as fontes e os veículos de informação tradicionais, tornando-a mais equilibrada.

Desde que entramos no ar, foram 76 posts, cerca de 6 mil comentários publicados e mais de 3,2 mil seguidores do perfil blogpetrobras no Twitter. A Companhia também possui o Canal Fatos e Dados no YouTube.

Bem-vindos a uma nova era de energia e comunicação!

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP