OUTONO NO SERTÃO PERNAMBUCANO 18/05/09
Outono chuvoso muda paisagem no sertão pernambucano
Cenário de seca dá lugar ao colorido das flores.
Caatinga se transformou com a chegada da chuva em Petrolina.
O outono chuvoso mudou a paisagem da caatinga. No sertão pernambucano, o cenário de seca dá lugar ao colorido das flores.
Veja o site do Globo Rural
Apesar de ser outono, o cenário do sertão parece de primavera. A caatinga se transformou com a chegada da chuva na zona rural de Petrolina.
A bióloga da Embrapa Lúcia Kiill explicou que a mudança na paisagem acontece porque algumas espécies de plantas aproveitam a época para se reproduzir. “As plantas da caatinga respondem rapidamente às chuvas, não só com a produção de folhas, mudando bem a paisagem, mas com a produção de flores”, disse.
A folhagem dos arbustos alegra o sertanejo e o colorido das flores é de encher os olhos. Algumas delas são minúsculas. É preciso estar atento para enxergá-las. Até o mandacaru se rende às primeiras chuvas. É a situação ideal para os insetos entrarem em ação e ajudarem na reprodução das plantas. Nesse processo, cada cor tem uma finalidade. “Geralmente, as flores vermelhas são voltadas para o beija-flor. Flores rosadas e amarelas são para chamar a atenção das abelhas”, comentou a bióloga.
A caatinga ocupa 11% do território nacional. É o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte de seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.
Leia mais notícias de Brasil
0 comentários:
Postar um comentário