segunda-feira, 20 de abril de 2009

Podem faltar médicos em hospitais públicos de Petrolina


Roseanne Albuquerque Núcleo SJJC de Petrolina

Podem faltar médicos nos hospitais públicos Dom Malan/Imip e Hospital de Urgências e Traumas (HUT), em Petrolina, Sertão do Estado, nos próximos dias.

O alerta é do presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Antônio Jordão Neto. De acordo com ele, há cerca de quatro meses a categoria negocia questões como salários, condições de trabalho, concurso público, garantias de direitos trabalhistas, dentre outras, junto a prefeitura municipal.

“Existe uma possibilidade real da cidade ficar sem profissionais nestas duas unidades de saúde. Os anestesistas estão demissionários e o aviso prévio vence em primeiro de maio e em 24 de abril encerram os contratos”, explica Jordão.

O presidente do Sindicato dos Médicos afirma que a situação precária em que os médicos atuam tem refletido no atendimento à população.

“Nos últimos 15 anos , os vínculos de trabalho da prefeitura com os médicos têm sido precarizados. Os médicos vêm co-financiando o sistema. Isso é um desrespeito aos profissionais e é um regime que só pode ser comparado como escravidão”, denuncia.

O secretário de Saúde de Petrolina admite que a situação é séria. Afirma que as finanças da área de saúde estão deficitárias e que a determinação é correr atrás de parcerias e cortar gastos.

“O problema é : não tenho dinheiro, não temos como pagar e aumentar salários. Petrolina está contingenciada financeiramente, estamos deficitários em um milhão por mês. Petrolina  assume duas unidades de saúde com característica de regional e não recebe por isso”, desabafa.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP