segunda-feira, 23 de março de 2009

Ultilidade pública 23/03/09

Motocicletas // Ação contra acidentes
Eles costumam ser razão de cara feia entre os motoristas. Apressados, provocam susto e irritação ao se apertarem em suas motos entre os carros. Mas são, em geral, as maiores vítimas.

Turma do Fom-Fom vai orientar motociclistas dos municípios dos interior. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press - 22/9/08
O número de acidentes e mortes envolvendo motociclistas acompanha o crescimento da frota. Especialmente no interior de Pernambuco. Em Petrolina, segunda cidade com mais registros deste tipo de veículo na região (atrás apenas de Caruaru), houve um crescimento de 42,8% de acidentes com motos entre janeiro de 2008 e 2009. Não à toa, o Departamento Estadual de Trânsito do estado (Detran/PE) inicia, hoje, na cidade uma campanha de redução de acidentes com foco nos motociclistas. Em seguida, ações semelhantes serão lançadas em outros municípios do Interior.

A campanha será lançada no auditório do Serviço Social de Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), às 9h. Mas será estendida para as ruas durante toda a semana com a Turma do Fom-Fom. Os arte-educadores, incorporados dos personagens Tio Buzina, Mão-Dupla e Barruada, irão orientar motoristas e pedestres a se comportar de maneira mais segura no trânsito. "Já trabalhamos com ações de educação, mas, considerando o crescimento da frota deste tipo de veículo e o número de acidentes envolvendo os motociclistas, a ideia é intensificar ações dirigidas a esse público", ressaltou o presidente do Detran/PE, Roberto Leandro.

A evolução da frota de motos em todo o estado subiu de 351.816 para 419.160 de 2007 para 2008. E, neste primeiro trimestre de 2009, o total chegou a 432.665. "A moto vem substituindo o cavalo no interior do estado e, por isso, precisamos ampliar também as ações", disse Leandro. Em Petrolina, o montante passou de 17.398 para 22.562 no mesmo período. Este ano, o total já é de 23.532. Bem perto de Caruaru, a "capital das motos na região", com mais de 24.700. A utilidade, além da disseminação, desses veículos na região é tão grande que chega a passar a quantidade de motos registradas em Jaboatão dos Guararapes, na RMR.

Fiscalização - No Sertão e no Agreste, também estão os números mais altos de mortes por acidentes de moto de acordo com estudo divulgado no início do ano por pesquisadores da Fiocruz. A quantidade de vítimas no Sertão é seis vezes maior que a registrada na RMR, com as cidades de Ouricuri, Trindade, Ipubi, Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi, Betânia, Afrânio, Lagoa Grande e Petrolina no topo triste da lista. Nessas cidades, as taxas de morte são de até 7,4 vítimas por 100 mil habitantes. A média do estado é de 3,4 mortos para o mesmo contingente. O estudo indicou como causas para os índices o uso da moto como táxi e a falta de fiscalização suficiente dos órgãos de trânsito competentes.

No Agreste, a situação também é de risco. No ano passado, cerca de 60% dos acidentados de trânsito que chegaram ao Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, estavam pilotando motos. Os educadores e agentes de trânsito orientam sobre o uso correto do capacete, a manutenção do farol aceso mesmo durante o dia, e não transportar criançascom menos de sete anos em carona entre dois adultos (sanduíche).


Saiba mais

Evolução de acidentes com moto

Petrolina

2008: 77
2009: 110
Total: 42,8%

Frota 2009 em Pernambuco

Petrolina: 23.532
Caruaru: 24.783
Jaboatão: 20.399
Recife: 66.687
Pernambuco: 432.665

Como evitar acidentes

Use corretamente o capacete
Não utilize chinelos de dedo
Só ultrapasse em segurança
Não faça zigue-zague no trânsito
Não transporte crianças em carona "sanduíche"

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP