segunda-feira, 30 de março de 2009

Mão Santa (PMDB-PI) o falastrão

Mão Santa na contramão

mao santa.jpg

Na última terça feira (24), quando o PMDB completou 43 anos de existência, lembrei-me um pouco da história do partido e do quanto ele foi fundamental para o restabelecimento da democracia no país. Nomes como Ulysses Guimarães, Teotônio Vilela, Tancredo Neves, Pedro Simon e tantos outros, vieram-me  à lembrança, como peemedebistas autênticos que a história registra como exemplos que deveriam ter sido seguidos e não foram.

     E doe-me na alma constatar hoje o quanto sofre o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos(PMDB), um dos ícones do partido na atualidade, denunciando a corja  de peemedebistas que só querem o poder para barganhar cargos e praticar corrupção. Quem leu as últimas edições da revista Veja sabe do que estou falando.

      Mas a dor maior é ver o senador Mão Santa, nos seus arroubos no Senado, naqueles discursos enfadonhos e repetitivos, querer se comparar a estas figuras éticas, esses baluartes, que fizeram parte, primeiro do velho MDB, depois PMDB, que foram presos, lutaram contra a censura, combateram os militares jogando-se contra baionetas, enfim,fizeram história.

       Mão Santa, para quem não sabe, é um dos filhotes da ditadura.Surgiu na política do Piauí para servir os bacuraus, a oligarquia dos Almendra e Freitas.

      No início dos anos 70 foi deputado estadual, vice líder do governo de então. E quem era o governador? O velho Lucídio Portela de guerra. Da Arena, depois PDS e por último PP. Partidos filhotes da ditadura. Um dos que talvez permaneça fiéis ás suas origens é o ex-ministro  e deputado federal Delfim Neto. Foram correligionários.

         Depois, nos governos de Hugo Napoleão e Freitas Neto, Guilherme Melo  & Cia., era que representava tais governos na região. Donos dos empregos do governo, distribuindo contracheques a amigos, parentes e aderentes.

          Do MDB autêntico era Elias Ximenes, os Caldas Rodrigues, Celso Barros Coelho, Severo Eulálio, pai do deputado estadual Kleber Eulálio e outros, menos o Mão Santa. Ele só foi para o PMDB em 94 para ser candidato a governador, porque não oligarquia dos Portella ninguém o queria. Era tido como louco. E o PMDB não tinha ninguém para concorrer com o candidato de então da oligarquia, Átila Lira. E ele entrou e o restou todo   mundo sabe: foi apeado do poder acusado de corrupção. E agora ele diz na TV Senado que é um dos políticos de vida mais limpa deste país. Me engana que eu gosto!!!

http://www.proparnaiba.com.br/cidadepolitica/mao-santa-na-contramao#comment-168

4 comentários:

Anônimo 30 de março de 2009 às 13:56  

O QUE EU SEMPRE SOUBE É QUE O MAO SANTA SEMPRE FOI DO PDS, PFL E CAISAS EQUIVALENTES. E MAIS, SUGIRO AO AUTOR DO TEXTO, FAZER UM BREVE HISTORICO DA TRAJETORIA POLITICA DE MÃO SANTA, PARA DEIXAR CLARO P/TODOS QUE SUA PASSAGEM PELO GOVERNO DO PIAUI FOI UM MERO ACIDENTE. (CRIADO PELA SITUAÇÃO DE DESESPERO RESULTANTE DAS OLIGARQUIAS QUE HA ANOS SE APROVEITAVAM DESTE (RICO)POBRE ESTADO. AGORA NO RUMO CERTO.

Anônimo 30 de março de 2009 às 14:09  

Nome: Roberto Silva
Cidade: Teresina - PI

O Mão Santa de novo... Esse Mão Santa não é aquele que acusa o governo do Piauí de ser corrupto?

Anônimo 30 de março de 2009 às 14:09  

Nome: sandoval
Cidade: joão pessoa - PB

Eu botava muita fé no mão santa,mais depois dessa eu cheguei a conclusão que em brasilia só escapa arquitetura que foi desenhada pelo grande homem desse pais o OSCAR,Fora isso só resta senti nojo dassa pessoas que inprobesse nosso pais e nossa gente,pobre de nós cidadões que deposita toda sua esperança nessa gentalia "QUE SE DIZ REPRESENTANTE DO POVO DO SEU ESTADO"como exemplo o Dr.Mão Santa(senador)"Esbraveja nos alto falante do senado "eu adoro meu píaui..."também podera quem não gosta de uma teta dessa????

Anônimo 30 de março de 2009 às 14:36  

esse mão santa inimigo dos pobres não vale um cventavo, morre de iveja de LULA. ele faz perte do time de Hereclito fotes, artrhur virgilio,agripino mala...
ele é tão bom que quando era governador do piiiiiaui (como diz ele)foi CASSADO, EXPULSO, DEMOS UM PE NA BUNDA DELE KKKKKKKKKKK

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP