quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

HOJE NA MÍDIA DA ELITE 04/02/09


TOMBO DE 12%
Indústria tem maior queda desde 1991
Nunca nem de forma tão rápida a indústria sofreu uma derrocada tão forte como no último trimestre de 2008. Em dezembro, o tombo foi de 12,4% na comparação livre de efeitos sazonais com novembro. Foi a maior queda desde o começo da série histórica do IBGE, em 91.

Em novembro, o índice já havia recuado 7,2%. Em outubro, a queda ficara em 1,4%. Em apenas três meses, a indústria acumulou perda de 19,8%, variação negativa sem precedentes no histórico da pesquisa para período tão curto.

Leia mais>>


QUEDA BRUSCA
Produção da indústria desaba
A indústria brasileira apresentou em dezembro o pior desempenho em 17 anos, com resultados abaixo das estimativas mais pessimistas. A virada brusca de cenário no quarto trimestre derrubou o setor, que até setembro acumulava uma alta anual de 6,4%, mas fechou 2008 sem crescer mais do que 3,1%, metade da expansão apurada no ano anterior. Em três meses, a atividade industrial despencou 19,8%.

"Nunca tinha ocorrido uma queda tão brusca em tão curto período na indústria", observou a economista da coordenação de indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Isabella Nunes. Em dezembro, houve recuo de 12,4% na produção ante novembro e de 14,5% na comparação com igual mês de 2007. Em ambos os confrontos, são os piores resultados desde o início da série da pesquisa, em 1991.

Leia mais>>


SUCESSÃO PRESIDENCIAL
Dilma cresce em pesquisa e ganha força para 2010
O governador José Serra (PSDB-SP) venceria a eleição para a Presidência da República em 2010 em todos os cenários da disputa, menos se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participasse do pleito, revela pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. A pesquisa mostra, no entanto, que as avaliações da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) subiram em relação à última edição da CNT/Sensus, divulgada em dezembro. Serra venceria em todos os cenários da disputa com Dilma (PT), Heloísa Helena (PSOL) e Ciro Gomes (PSB), ou com a substituição de Dilma pelo ministro Patrus Ananias (PT) ou pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT).

Leia mais>>


ABALO GLOBAL
Lula admite retração econômica após queda recorde da produção industrial
Ao comentar a queda recorde da produção industrial em dezembro , o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, nesta terça-feira, que a economia brasileira deve passar por um período de retração.

- Eu acho que a pesquisa industrial em dezembro, mais do que em outros meses, sempre cai mais. Eu trabalho com a hipótese de que nós poderemos ter uma retração na economia brasileira, mas não acredito que o Brasil sofra o mal que estão sofrendo os países desenvolvidos - disse Lula a jornalistas.

Leia mais>>


REPRESENTANDO A MARINHA
Marinha recruta meninas do futebol
A Marinha do Brasil resolveu dar uma força às meninas medalha de prata em futebol feminino nas Olimpíadas de Pequim. À exceção de Marta, que joga nos Estados Unidos, e de Cristiane, atacante do Corinthians, as atletas – na maioria desempregadas – serão recrutadas (contratadas, na verdade) para o serviço militar temporário e para representar a Marinha nos 5º Jogos Mundiais Militares, que se realizam no Rio, em 2011.

Leia mais>>


AJUDA DE CUSTO
Privilégio embolsado pela segunda vez
Os seis deputados que receberam a ajuda de custo de R$ 16,5 mil por participar da votação para a presidência da Câmara se declararam “surpresos” com a mordomia. Mas pelo menos quatro deles já haviam recebido a bolada em fevereiro de 2007, quando também assumiram secretarias de governo em seus estados. Naquele ano, 19 deputados receberam o benefício nessas circunstâncias, gerando uma despesa extra de R$ 313 mil à Câmara.

Os suplentes que assumiram as suas vagas também receberam a ajuda de custo, dobrando esse gasto. A intensa movimentação em duas vagas acabou resultando em pagamento da mordomia para meia dúzia de deputados.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP