segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

3 NOVOS PREFEITOS

Três municípios de Pernambuco elegem novos prefeitos
Atualizada às 9h21
 
Três municípios pernambucanos escolheram seus prefeitos em eleições suplementares neste domingo. Aércio Noronha (PSB) foi eleito em Caetés (Agreste), com 52,37% dos votos válidos, contra 47,63% de Lindolfo Almeida (PSDB). Em Pombos (Zona da Mata), Jane Povão (PR) é a nova prefeita.
 
Jane ganhou 67,42% dos votos, e derrotou o adversário Carlos Alberto Lopes (PTB), que obteve 32,58%. Já em Lagoa Grande (Sertão), a vencedora foi Rose Mary Garziera (PMDB), com 51,42% dos votos válidos, enquanto José Robson Amorim (PSB) ficou com 48,58%.

A eleição é considerada nula quando o candidato mais votado tem mais de 50% dos votos válidos e seu registro de candidatura é indeferido. No Brasil, 14 cidades tiveram que repetir as eleições.
POMBOS
Em Pombos, quase metade dos 26 mil habitantes moram na zona rural. O presidente da Câmara de Vereadores assumiu interinamente o comando da Prefeitura desde que a eleição foi impugnada e formou uma equipe pra cuidar das emergências durante a transição.
 
A candidata Jane Povão havia vencido as eleições inicialmente, mas a impugnação aconteceu porque o candidato a vice Patrício Magalhães teve registro cassado por não ter deixado o cargo anterior de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários.
 
Novamente eleita, Jane será a primeira mulher a assumir a prefeitura de Pombos. "É uma grande responsabilidade por causa da expectativa, mas eu, por ser mulher, me sinto mãe desse povão e vou fazer uma administração diferenciada", afirmou. A diplomação de Jane Povão será no dia 13 de fevereiro.
CAETÉS
Caetés, município de 26 mil habitantes, estava sendo administrado interinamente por Armando Duarte de Almeida, do PTB, presidente da Câmara dos Vereadores. José Luiz de Sá Sampaio, do PSB, teve o registro de candidatura cassado por ter sido vice-prefeito em dois mandatos anteriores, quando o pai dele, José de Sá Sampaio, era prefeito, o que não é permitido porque configura mais de dois mandatos nas mãos de uma mesma família.
 
O vencedor, Aécio Noronha, festejou nas ruas com seus eleitores. "Quero agradecer à população, é uma emoção diferente", disse. "Agora faremos um grande trabalho de geração de emprego e distribuição de água, que é o que o município precisa".
LAGOA GRANDE
Em Lagoa Grande, conhecida pelo cultivo de uvas e produção de vinho, o prefeito eleito Jorge Gaziera não pode assumir o cargo porque, mesmo reeleito com 53% dos votos, as contas de 1997 a 2004, sua gestão anterior, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
 
A vencedora, Rose Garziera, esposa do prefeito impugnado, comemorou a vitória com o marido. "Prevaleceu a vontade soberana do povo de Lagoa Grande, não tem como não estar feliz com uma vitória como esta", afirmou. A diplomação de Rose Garziera será no dia 13 deste mês.

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP