terça-feira, 27 de janeiro de 2009

HOJE NA MÍDIA DA ELITE 27/01/09


VOLTA O SISTEMA DE CONTROLE
Governo aumenta burocracia para frear importação
O governo adotou barreiras não-tarifárias às importações, numa volta do sistema de controle dos anos 70 e 80. Numa decisão que surpreendeu os empresários, o Ministério do Desenvolvimento anunciou a medida em nota no Siscomex, o sistema de controle do comércio exterior, exigindo licença prévia para praticamente todos os produtos.

Leia mais>>


CRISE FINANCEIRA MUNDIAL
Multinacionais anunciam 86 mil demissões pelo mundo
A crise econômica se transforma, numa velocidade cada vez maior, em uma crise social afetando milhões de pessoas pelo planeta. Ontem, o mundo registrou o anúncio de cortes de empregos de 86,5 mil pessoas. Mais de 50 mil vão perder o emprego quase imediatamente. Os anúncios ocorrem diante de uma cenário de contração do PIB dos países ricos, desaceleração nos emergentes e uma crise ainda sem sinais de ter fim no setor financeiro.

Na Organização Internacional do Trabalho (OIT), as estimativas são de que o número de 20 milhões de desempregados será amplamente superado. No total, 170 mil postos de trabalho já foram cortados pelas grandes empresas em 2009.

Leia mais>>


DESEMPREGO EM MASSA
70 mil perdem emprego em menos de 24 horas
Empresas dos EUA, Europa e Japão anunciaram 61 mil demissões nesta segunda-feira. O objetivo é reduzir os custos diante da crise financeira internacional. Mas o número poderá chegar a 86 mil, se 12 montadoras japonesas confirmarem o corte de 25 mil vagas.

O maior corte desta segunda-feira foi anunciado pela fabricante de maquinários agrícolas e de construção Caterpillar. A empresa prevê um corte de 20 mil empregos em todo o mundo . Em seguida vem a Pfizer que demitirá cerca de 10% do seu quadro de funcionários, ou seja, cerca de 8 mil pessoas serão demitidas.

Leia mais>>


QUESTÃO DE ENERGIA
Obama fixa meta para reduzir emissão de gases
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira medidas que vão obrigar os fabricantes de automóveis a produzir veículos de consumo mais eficiente. Em um discurso na Casa Branca sobre a energia e a situação econômica do país, ele disse que permitirá aos estados impor limites às emissões de gases pelos veículos - algo que tinha sido vetado por seu antecessor, George W. Bush .

Leia mais>>


SUBSTITUIÇÃO
Presidente da Infraero assume em junho
O novo presidente da Infraero, em substituição ao brigadeiro Cleonilson Nicácio, deve ser anunciado em junho. Deve ser Rogério Abdala, que vem da Conab, e é indicação conjunta do senador José Sarney (AP) e do deputado Michel Temer (SP), candidatos do Palácio do Planalto às presidências do Senado e da Câmara, respectivamente. O ministro Nelson Jobim (Defesa), que não mama em onça, aprovou a indicação.

Leia mais>>


XÔ, TERCEIRIZADOS
Troca de terceirizados vai criar 7,5 mil vagas este ano
Apesar de toda incerteza criada pela crise mundial, o governo federal mantém inalterada a programação de substituir 60% do total de funcionários terceirizados irregulares na administração direta até o fim deste ano. Sob pressão e disposta a cumprir o termo de ajuste de conduta assinado em 2007 com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a União vai abrir concursos para preencher nada menos do que 7,5 mil vagas ao longo de 2009.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP