quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

HOJE NA MÍDIA DA ELITE 22/01/09


DECISÃO TÉCNICA
Juro cai 1 ponto; BC indica mais cortes
Numa decisão surpreendente, o Banco Central anunciou ontem uma redução de um ponto percentual nos juros básicos da economia, que, a partir de hoje, passam para 12,75% ao ano, e informou que novos cortes devem ocorrer nos próximos meses. Foi a primeira redução da taxa Selic promovida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do BC) desde setembro de 2007 e a maior, de uma única vez, desde novembro de 2003.

Em comunicado, porém, o BC tentou mostrar que, em meio a fortes pressões políticas, a decisão foi técnica e não coloca em risco o controle da inflação. "O Comitê [de Política Monetária] inicia um processo de flexibilização da política monetária, realizando de imediato parte relevante do movimento da taxa básica de juros, sem prejuízo para o cumprimento da meta de inflação."

Leia mais>>


MAIS AGRESSIVO
Juros têm maior corte em 5 anos
No corte de juros mais agressivo dos últimos cinco anos, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) baixou em 1 ponto porcentual a taxa básica da economia (Selic), para 12,75% ao ano. A última vez em que o BC reduzira a Selic nessa magnitude foi em dezembro de 2003. A decisão pegou a maioria dos analistas de surpresa, uma vez que a aposta majoritária do mercado era em um corte de 0,75 ponto.

Apesar disso, o Brasil manteve a liderança do ranking mundial do juro real (que desconta a inflação projetada para os 12 meses seguintes), com taxa de 7,6% ao ano. Em segundo lugar está a Hungria, com 5,8% e, em terceiro, a Argentina, com 5,1%.

Leia mais>>


QUEDA GENERALIZADA
Após decisão do Copom, bancos anunciam novas reduções nas taxas de juros
Imediatamente após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciar a redução da taxa Selic em um ponto percentual, para 12,75% ao ano , o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e bancos privados anunciaram cortes em suas principais taxas de financiamentos. Mas nem todas as linhas foram citadas e o repasse integral vai ocorrer apenas sobre as taxas máximas praticadas. Segundo simulação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), as taxas cobradas de consumidores e empresas devem cair, proporcionalmente, bem menos do que a Selic, que recua 7,27% a partir desta quinta-feira.

Leia mais>>


DESRESPEITANDO A LEI
Máfia dos cartórios ignora lei de Lula
A máfia dos cartórios recorreu novamente à Justiça para continuar desrespeitando a lei que impede a obrigatoriedade do registro de contratos de financiamento de carros e motos. A Lei 11.882, que foi sancionada pelo presidente Lula em 24 de dezembro do ano passado, não só veda o registro obrigatório como também revoga todos os convênios firmados por entidades de notários com Detrans estaduais.

Leia mais>>


REACELERANDO A ECONOMIA
Juros caem para salvar empregos
A onda de demissões que assolou o país em dezembro havia ressuscitado até as manifestações de sindicalistas na porta do Banco Central em protesto contra a política econômica, cena comum nas décadas de 80 e 90. Foi assim, sob pressão popular, que o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu ontem cortar a taxa básica de juros do Brasil de 13,75% para 12,75% ao ano. Trata-se do maior recuo em cinco anos e, se o plano der certo, visa reacelerar a economia o mais rapidamente possível. Nos últimos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agiu nos bastidores para fazer com que o chefe do BC, Henrique Meirelles, patrocinasse uma redução maior do que a esperada na porcentagem de juros, tarefa cumprida com êxito. A reboque da medida, os cinco maiores bancos do país anunciaram o repasse integral da novidade à clientela e adotaram novas tabelas com empréstimos mais baratos.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP