quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

HOJA NA MÍDIA DA ELITE 28/01/09


MAIS ALTO EM 5 ANOS
Ganhos dos bancos e inadimplência crescem
Mesmo com o agravamento da crise, os bancos que atuam no Brasil já conseguiram, no mês passado, captar dinheiro no mercado a taxas mais baixas do que as observadas entre junho e novembro. Porém a queda não foi totalmente repassada para quem precisa de um financiamento, já que no mesmo período o chamado "spread" bancário permaneceu em alta e atingiu o nível mais alto em mais de cinco anos.

Os números são do Banco Central. Em novembro, segundo o BC, os bancos pagavam 13,9% ao ano para levantar recursos no mercado financeiro e repassavam esse dinheiro aos clientes cobrando juros médios de 44,0% ao ano. A diferença -o "spread"- era, portanto, de 30,1 pontos percentuais.

Leia mais>>


BALANÇA COMERCIAL
Planalto deve rever bloqueio à importação
Iminência do primeiro déficit mensal na balança comercial desde 2001 levou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior a aumentar o controle às importações. Desde segunda-feira, está valendo a exigência de "licenças automáticas" para compras de cerca de 3 mil produtos, que correspondem a 60% do valor das importações. Contrariado, porém, com as reações negativas e com o prejuízo causado a algumas empresas, o governo já admite rever a decisão. Segundo fontes do governo, a medida só não foi suspensa ontem porque o ministro Miguel Jorge está em missão comercial na África.

Leia mais>>


DIPLOMACIA
Itália não se conforma com refúgio
A Itália decidiu chamar seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, para consultas em relação à decisão do governo brasileiro de conceder status de refugiado político ao ex-ativista Cesare Battisti. Condenado na Itália por quatro homicídios, Battisti conseguiu o status de refugiado por decisão do ministro Tarso Genro (Justiça).

A decisão italiana surgiu depois que a Procuradoria-Geral da República recomendou ao Supremo Tribunal Federal, em parecer, o arquivamento do pedido de extradição de Battisti. Após pronunciamento do governo brasileiro, o STF deve julgar a causa de Battisti, que aguarda em uma penitenciária de Brasília libertação.

Leia mais>>


FALTA DE DOCUMENTOS
Espanha barra mais de 200 por mês
Durante o ano de 2008, a Espanha barrou e deportou 2.464 brasileiros que tentaram visitar aquele País, alegando “falta de documentos”, como se fosse possível acreditar que tanta gente viaje ao exterior sem a sua documentação. Por mês, em media, foram mais de duzentos brasileiros barrados, detidos, alguns agredidos fisicamente, mantidos presos em salas apertadas até o momento de voltar, deportados e humilhados.

Leia mais>>


URBANISMO
Niemeyer na trincheira: “Não abro mão”
Aos 101 anos, o arquiteto de Brasília decidiu, em suas próprias palavras, “defender o trabalho” e avisou que pretende provar documentalmente a legalidade da Praça da Soberania, formada por um conjunto de prédio e obelisco com 100 metros de altura projetado para o gramado central entre a Rodoviária e o Congresso. O croqui da obra provoca polêmica desde que foi exibido. O Iphan e a Unesco afirmam que ela agride o tombamento de Brasília. Arquitetos e professores da área se dividem entre elogios e críticas sob o ponto de vista estético e funcional. Na única sondagem de opinião pública até aqui — uma enquete posta na internet pelo Correio — , a esmagadora maioria das pessoas, mais de 70%, se declara contrária à novidade. Já Oscar Niemeyer diz contar com o apoio dos amigos para entrar na batalha, da qual não recuará. O governador Arruda afirmou que a polêmica é “ótima” e faz a cidade ficar intelectualmente viva.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP