domingo, 11 de janeiro de 2009

Administração petista 11/01/09


João Paulo é o mais bem avaliado
Pesquisa realizada pela empresa Exatta em sete dos principais municípios do estado revela que o eleitor tende a acompanhar gestores bem avaliados. O estudo, publicado com exclusividade pelo Diario de Pernambuco, foi realizado no Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Petrolina e Recife, no período de 20 a 29 de dezembro do ano passado. Dos prefeitos melhores avaliados pela população, dois conseguiram eleger o sucessor logo no primeiro turno das eleições: João Paulo (PT), no Recife, com 78% de aprovação, e Luciana Santos (PCdoB), em Olinda, com 52%. Lula Cabral (PTB), no Cabo, com 73%, e Yves Ribeiro (PSB), em Paulista, com 53%, foram reeleitos. O eleitor desaprovou e tirou do cargo Manoel Teixeira (PSDC), em Caruaru, com 17% de simpatizantes, e Newton Carneiro (PRB), em Jaboatão dos Guararapes, com 7%.

Em Petrolina, o ex-prefeito Odacy Amorim (PSB) obteve 73% de aprovação, segundo dados da pesquisa. Pela performance alcançada, o socialista, provavelmente, teria vencido as eleições, mas o nome dele foi preterido pelo partido. Em razão de divergências internas, Odacy perdeu a vaga para o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). O parlamentar acabou sendo derrotado pelo atual prefeito e estreante em campanhas eleitorais, Júlio Lóssio (PMDB).

Segundo o diretor-presidente da Exatta, Tonico Araújo, o principal objetivo da pesquisa foi avaliar as administrações municipais da capital e das principais cidades do interior do estado até 31 de dezembro do ano passado. "O resultado do trabalho mostrou que o ex-prefeito João Paulo terminou o governo como uma grande liderança política do estado, enquanto a administração de Newton Carneiro foi o maior desastre entre os municípios pesquisados", destacou.

Em Jaboatão dos Guararapes, os pesquisadores entrevistaram 300 pessoas. A maioria (73%) avaliou como péssima a administração do ex-prefeito. Apenas 1% dos entrevistados consideraram a gestão ótima. Já 62% apontaram a falta de policiamento/insegurança como o maior problema que atormenta a população nas ruas, enquanto a falta de calçamento (49%) e abastecimento de água (43%), ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares na opinião dos moradores, considerando os 12 itens apontados no questionário. O estudo também revela que 81% das pessoas acreditam que a vida vai melhorar nos próximos anos na cidade.

Apoio popular - Numa situação totalmente adversa à de Newton Carneiro, o ex-prefeito João Paulo sedimentou sua carreira política na Prefeitura do Recife. O petista deixou o cargo com forte apoio popular, o que lhe credencia para vôos mais ousados no cenário nacional. O nome dele aparece como forte concorrente a uma vaga para o Senado Federal em 2010. Antes disso, o ex-prefeito deverá ser convocado pelo presidente Lula (PT) para ocupar um cargo no governo federal. O presidente, inclusive, já tornou pública a satisfação de ver o aliado, na condição de ex-metalúrgico, administrar "tão bem" uma cidade da importância do Recife. 

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP