terça-feira, 16 de dezembro de 2008

HOJE 16/12 NA ELITE.


VIZINHOS Amorim defende mais autonomia em decisões da AL Na visão do chanceler brasileiro, Celso Amorim, a cúpula América Latina-Caribe que acontece amanhã na Bahia funcionará como um manifesto pela independência decisória da região _uma espécie de "a América Latina (mais o Caribe) para os latino-americanos". A opinião contrasta com a chamada Doutrina Monroe, lançada em 1823 pelo presidente dos EUA James Monroe com o lema "A América para os americanos".
Leia mais>>


CRISE Empresas renegociam direitos trabalhistas A sugestão do presidente da Vale, Roger Agnelli - de flexibilização temporária das leis trabalhistas, como forma de evitar mais demissões em massa -, publicada pelo Estado na edição de domingo, trouxe à tona uma discussão que tem ganhado corpo no governo e entre grandes empresas e sindicatos.

Os empresários já pressionam o governo por mudanças. As propostas foram apresentadas na última quinta-feira, em reunião com o presidente Lula. "É melhor reduzir temporariamente a jornada e os salários do que perder o emprego", afirma Armando Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). "O governo dialoga tanto com empresários quanto com os trabalhadores e, diante dessa crise, tem papel fundamental."

Lula ouviu, mas nada disse aos empresários. Um fonte do governo, no entanto, informou que ele está disposto a intermediar a discussão com ministros, empresários e centrais sindicais. A reunião, ainda sem data marcada, dependerá da eficácia das medidas para ajudar as empresas a enfrentar a crise mundial. Na avaliação do presidente, trata-se de proposta complexa, que precisa ser analisada com "segurança jurídica", segundo interlocutores do governo. Uma das preocupações é a possibilidade de demissões em massa com a volta das férias coletivas dos trabalhadores. Técnicos dos ministérios da Fazenda, da Previdência e do Trabalho já estudam a questão, que pode significar renúncia fiscal e desoneração.

Leia mais>>


BEBIDAS Lei seca no Natal terá PM à paisana Uma medida preparada pelo Detran para as festas de fim de ano promete acabar com o sono de quem acreditava que o espírito natalino abrandaria o cerco aos motoristas que associam bebida e direção. Policiais à paisana fiscalizarão bares e restaurantes para repassar aos PMs em ronda as placas dos carros de quem assumir o volante após beber. Somente na última semana, o número de carteiras recolhidas chegou à metade do total de apreensões de junho até agora. E seria ainda maior se o bafômetro fosse obrigatório, diz o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, José Ricardo Cintra. Número de mortes nas vias vem caindo desde que a lei seca entrou em vigor, há seis meses.
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP