quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

HOJE 10/12 NA ELITE.


CRISE

Antes da crise global, economia cresce 6,8%

A economia brasileira cresceu no terceiro trimestre 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado, mesmo que o Produto Interno Bruto não avance nada no último trimestre em relação a igual período de 2007, o país crescerá 4,8% no ano. O IBGE também revisou o PIB de 2007: o Brasil cresceu 5,7%, e não 5,4%. Guido Mantega (Fazenda) deve anunciar hoje pacote de estímulo à economia.
Leia mais>>


ECONOMIA

PIB surpreende e cresce 6,8%

A economia brasileira superou todas as expectativas e, empurrada pelo consumo das famílias e por investimentos públicos e privados, levou o Produto Interno Bruto (PIB) ao seu melhor desempenho trimestral em quatro anos: 6,8% no terceiro trimestre, em comparação a igual período do ano passado, segundo apurou o IBGE. Vigor que, segundo os economistas ouvidos pelo Estado, ajuda o País a enfrentar um período ainda indefinido de forte declínio, mas não é suficiente para afastar o risco de recessão.

Para o quarto trimestre, as expectativas são de crescimento próximo de zero, ou seja, de elevação inexpressiva ou de ligeira queda. "O terceiro trimestre já ficou para trás. E, definitivamente, pode ser o último de crescimento forte do governo Lula", atesta o economista José Julio Sena, contrariando previsões do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Amparado principalmente na elevação dos investimentos, o ministro considerou inevitável o recuo no quarto trimestre e no ano que vem, mas disse esperar, uma retomada de crescimento forte a partir de 2010.

Em 12 meses, até setembro, o PIB (conjunto de toda a riqueza produzida no País) avançou 6,3%, a maior taxa acumulada para 12 meses da série histórica do IBGE, iniciada em 1996. Com o novo resultado do PIB trimestral, os economistas estão revendo as projeções para o desempenho do ano. Até agora, eles projetavam um crescimento de cerca de 5% em 2008. Mas mesmo se não houver crescimento no quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre, o PIB deve avançar cerca 6%, o que seria o melhor resultado desde 1986, quando o Brasil cresceu 7,49%.

Leia mais>>


Gastem!

Lula faz apelo ao consumidor para salvar 2009

Crescimento do PIB entre julho e setembro marca 6,8%, recorde para o período, segundo o IBGE. Como a crise financeira mundial paralisou drasticamente a economia a partir de outubro, Palácio do Planalto lança ofensiva para impedir um desastre no ano que vem: “Se todo mundo parar de comprar, teremos a crise. Se tiver um dinheirinho e quiser comprar um computador, ou um fogão, compre, se puder”, estimulou o presidente Lula, ao discursar em Tocantins. Assim fez Vera Lúcia (foto), que levou as filhas ao Pátio Brasil e fez o dinheiro girar.
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP