sábado, 13 de dezembro de 2008

Deputado Nazareno Fonteles participa de ato para lembrar os 40 anos do AI-5

O parlamentar, referindo-se à Ditadura Militar, afirmou que é necessário que os fatos passados sejam conhecidos das novas gerações para que não se repitam
 
O
deputado federal Nazareno Fonteles (PT/PI) participou, nessa quinta, 11, no Salão verde da Câmara dos Deputados, de um ato político para relembrar os 40 anos do Ato Institucional AI- 5, editado pelo regime militar. Entre outras conseqüências danosas, provocadas pelo AI-5, estava o fechamento do Congresso Nacional em 13 de dezembro de 1968 (dia da edição do Ato). O Parlamento foi reaberto 10 meses depois, em outubro de 1969.

O presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), proponente do encontro, disse que "O AI-5 inaugurou um dos períodos mais tenebrosos da história do País, que durou 10 anos e 18 dias".

Os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos e os 20 anos da Constituição Cidadã, foram citados pelo deputado Nazareno Fonteles como "ações em busca da consolidação da Democracia no país". Segundo ele, ainda há muito o que fazer mas, é importante que os fatos passados sejam conhecidos pelas novas gerações para que essa história não se repita. "Queremos fortalecer ações importantes na construção de uma sociedade justa, pluralista, fraterna e solidária e nos aproximarmos do ideal democrático contido no preâmbulo da Constituição Federal", pontuou.

Participaram da cerimônia, entre outra autoridades, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes; o ministro da Justiça, Tarso Genro; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf e o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa.

http://www.jornaldeluzilandia.com.br/txt.php?id=8632

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP