segunda-feira, 10 de novembro de 2008

HOJE 10/11 NA MÍDIA MARCENÁRIA


RISCO DE RECESSÃO É MAIOR G20 propõe juro menor e gasto maior contra crise O G20, o clube de países que somam cerca de 85% da economia mundial, constatou, em sua reunião em São Paulo, que o risco de recessão é bem maior que o de inflação, do que decorre a determinação de "tomar todas as medidas necessária para estimular o crescimento não-inflacionário"- ou, na prática, reduzir os juros e adotar pacotes de estímulo fiscal.

O ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega, presidente de turno do G20, aceita a recomendação e aproveita-a para fazer publicamente o máximo de pressão que se pode permitir em público sobre o Banco Central para reduzir os juros. "A perspectiva é de queda da demanda; logo, a preocupação com a inflação cede lugar a outras preocupações", disse ontem o ministro, na entrevista de encerramento do G20. Emendou sutilmente: "As autoridades monetárias saberão adequar-se ao novo cenário".

Leia mais>>


PERDA DE LIDERANÇA Banco do Brasil negocia compra de três bancos O Banco do Brasil reagiu com pressa à perda da liderança entre os maiores bancos brasileiros. Uma semana depois do anúncio da união entre o Itaú e o Unibanco, o BB prepara uma nova rodada de compras. Segundo pessoas ligadas ao banco, a instituição está perto de fechar três aquisições: a Nossa Caixa, pouco menos da metade do capital do banco Votorantim e o modesto Banco do Estado do Piauí (BEP).

O anúncio das aquisições poderá ser feito durante a reunião do Conselho de Administração do Banco do Brasil, marcada para segunda-feira, em Brasília. Oficialmente, o BB informa apenas que na reunião do Conselho serão analisados os dados do balanço do terceiro trimestre, que será divulgado ao mercado na quinta-feira.

Leia mais>>


ENCONTRO DO G-20 Diferenças podem travar ações Depois de um dia e meio de reuniões, o encontro dos ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20 chegou ao fim ontem, em São Paulo, evidenciando um conflito que pode emperrar os futuros encontros da instituição. As formas de regulação dos mercados financeiros polarizaram as discussões em torno das propostas para o enfrentamento da crise e demonstraram potencial para dificultar um consenso entre as nações integrantes.

De um lado da mesa, o Brasil e outros membros do G-20 - grupo que reúne os países ricos e os emergentes - cobram maior controle e sistemas rígidos de monitoramento das instituições financeiras não-bancárias e das operações financeiras internacionais. Do outro, alguns países demonstraram resistências ao maior rigor na regulação dos mercados.

Leia mais>>


CRISE NA POLÍCIA PF vai indiciar delegado do caso Daniel Dantas A Polícia Federal deverá indiciar ainda esta semana o delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha , que prendeu o banqueiro Daniel Dantas, por cinco crimes: quebra de sigilo funcional, desobediência, usurpação de função pública, prevaricação, grampos e filmagens clandestinas. Se condenado por todos os crimes, como deseja a própria PF, Protógenes pode pegar as penas mínimas, somadas, de três anos, seis meses e 15 dias de prisão.

O delegado também pode responder por uma série de ilegalidades, como uso de arapongas da Abin sem conhecimento de seus superiores e uso ilegal de equipamentos e computadores da PF. De todos os crimes e irregularidades, o mais grave, segundo relatório do delegado Amaro Vieira Ferreira, da Corregedoria da PF, é a violação de sigilo funcional, que pode condená-lo à pena de detenção de dois a seis anos. O relatório foi elaborado em 21 de outubro, mas recebido pelo juiz federal Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal, no último dia 5.

Leia mais>>


MESAS DIRETORAS Lula cai fora das brigas na Câmara e Senado O presidente Lula comunicou à cúpula do PMDB que não vai tratar sobre a eleição para as mesas diretoras do Congresso. No caso da Câmara, considera o assunto pacificado: o candidato da base é Michel Temer. No Senado, sua decisão é não pressionar em favor de Tião Viana (PT-AC). Como os demais partidos, até de oposição, Lula concluiu que é “legítima” a decisão do PMDB de não abrir mão de indicar o presidente da Casa.
Leia mais>>


PERSPECTIVAS SOMBRIAS G-20 quer aumentar gastos públicos para conter crise Diante das perspectivas cada vez mais sombrias para a economia mundial, a ponto de alguns países desenvolvidos correrem o risco de passarem da recessão para a depressão, ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G-20, grupo que reúne as 20 nações mais ricas do mundo, fecharam questão sobre a necessidade de adoção de medidas emergenciais para enfrentar a atual crise financeira. Eles pregaram o aumento de gastos públicos e a redução das taxas de juros como formas de preservar a produção, os investimentos e o poder de consumo da população. “O momento é de urgência”, disse o ministro das Finanças da África do Sul, Trevor Manuel.

Na visão do G-20, em curto prazo, os países mais afetados pela crise terão de recorrer a políticas próprias. Essas ações devem levar até 90 dias para começar a sair do papel, pois dependem de aprovação dos presidentes e primeiros-ministros, que vão se reunir no próximo fim de semana, em Washington. Também não há como esperar o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, tomar posse em janeiro para só então agir.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP