segunda-feira, 27 de outubro de 2008

HOJE 27/10 NAS GOLPISTAS


ELEIÇÕES 2008
Vitória de Kassab fortalece Serra; PMDB vence no Rio e cresce no país
Com 60,72% dos votos válidos, o democrata Gilberto Kassab, 48, tornou-se ontem o primeiro prefeito de São Paulo a se reeleger nas urnas. Ele é o 17º prefeito eleito por voto direto na história da cidade e o 50º a ocupar o cargo no período republicano.

Essa foi a primeira eleição majoritária da qual Kassab -que teve o maior percentual de votos válidos do segundo turno- participou. Ele assumiu a prefeitura em 2006, após a saída de José Serra (PSDB) para concorrer ao posto de governador do Estado.

Kassab teve 3.790.558 votos, superando a votação de Serra em 2004 em cerca de 460 mil votos. O sucesso do democrata é também uma vitória política de Serra. Já Marta Suplicy (PT), que terminou com 39,28% dos votos válidos, perdeu cerca de 287 mil votos na comparação com seu próprio resultado em 2004, quando também foi derrotada.

Leia mais>>


MEDIDA PROVISÓRIA 443
‘Ninguém pretende estatizar’, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que ninguém precisa temer uma onda de estatização de bancos no Brasil, apesar de a Medida Provisória 443, assinada por ele na semana passada, autorizar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a comprar ativos de bancos que estiverem em dificuldades. Para Lula, a exemplo do que está ocorrendo na Inglaterra, União Européia e Estados Unidos, não será dado dinheiro público para os bancos. Ativos poderão ser comprados e, quando a instituição voltar a uma situação segura, serão revendidos para ela própria.

"Ninguém pretende estatizar banco. Agora, ninguém vai dar dinheiro para banco. Portanto, ou nós emprestamos com garantia, e uma das garantias pode ser o que está sendo feito pela Inglaterra, pode ser aquilo que o presidente Nicolas Sarkozy (da França) propôs: em vez de dar dinheiro para banco, sem garantia, você compra ações daquele banco e quando se recuperar, você revende as ações para banco", disse Lula, ontem, após votar, no Colégio Estadual João Fermino, em São Bernardo do Campo.

Leia mais>>


JUSTIÇA
Governo modifica o indulto de Natal
O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) submeterá, nos próximos dias, ao ministro da Justiça, Tarso Genro, e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a proposta que contém as regras para o indulto natalino de 2008. O texto proposto pelo conselho possui três inovações principais em relação ao ano passado.

O indulto de natal é o perdão definitivo de penas concedido pelo presidente da República a condenados, sob o preenchimento de determinados requisitos. A medida é diferente da saída temporária, que é autorizada pela Justiça e prevê que alguns detentos saiam das penitenciárias no período de festas como Natal e Ano Novo. Na saída temporária, o preso volta à prisão.

Entre as inovações que podem ser implementadas está a possibilidade de concessão de indulto para penas de multa ou restritiva de direito. Até então, o benefício só é aplicado em penas privativas de liberdade.

Leia mais>>


CLIMA RUIM
Toda a diretoria da Infraero deve cair
Terminadas as eleições municipais, toda a diretoria da Infraero, inclusive a presidência, deve ser trocada. Os acertos estão sendo feitos entre a Casa Civil e o Ministério da Defesa. Esta coluna havia informado que o clima ruim entre o ministro Nelson Jobim e o presidente da estatal, Sérgio Gaudenzi, preocupava a ministra Dilma Rousseff. A Infraero será privatizada no momento em que empresas privadas são estatizadas.

Leia mais>>


TEMA DO DIA
PMDB, Serra, PT e Aécio em dia de Glória
O PMDB repetiu o sucesso do primeiro turno e brilhou nas cidades onde a disputa precisou da segunda rodada. Venceu em quatro das 11 capitais onde houve votação ontem — incluindo Rio, Salvador e Porto Alegre — e se consolidou como maior partido do país. A vitória de Gilberto Kassab em São Paulo fortaleceu o governador José Serra. O PT conquistou 21 das 79 maiores cidades. Aécio Neves conseguiu reverter um pleito quase perdido em Belo Horizonte.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP