segunda-feira, 13 de outubro de 2008

HOJE 13/10 NAS MERCENÁRIAS


CRISE Europa aprova plano para salvar bancos Mesmo com mercados fechados, governos da Oceania à Europa lançaram-se em escalada de medidas para tentar evitar mais quedas na abertura das Bolsas hoje. Na cúpula de emergência realizada em Paris, foi aprovado um plano para a zona do euro (15 países) que prevê garantias governamentais para empréstimos entre bancos.
Leia mais>>


CRISE II Europeus criam fundos para salvar sistema financeiro Mais de uma dezena de governos da Europa devem anunciar entre hoje e quarta-feira a criação de fundos nacionais de recapitalização e de garantias do sistema financeiro, nos mesmos moldes do plano anunciado pelo Reino Unido há cinco dias. A decisão foi tomada ontem em Paris, após três horas e meia de reunião entre chefes de Estado e de governo do Eurogrupo, o conjunto de países com moeda única. A ação será ao mesmo tempo nacional, já que os recursos virão do orçamento de cada país, e continental, na medida em que todos os governos obedecerão a regras unificadas para a intervenção. O valor dos planos deve se aproximar dos ? 300 bilhões inicialmente previstos na idéia do fracassado fundo europeu contra a crise.

Hoje, pelo menos França, Alemanha, Itália, Áustria, Portugal e Noruega devem anunciar seus planos, segundo confirmou ao Estado o presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso. Até quarta-feira, quando terá início a reunião de Cúpula da União Européia, em Bruxelas, a expectativa é de que "quase a totalidade dos países do bloco", segundo o presidente da França, Nicolas Sarkozy, trará a público planos semelhantes de socorro ao sistema financeiro. "A reunião de hoje foi excepcional. Até amanhã, anunciaremos medidas concretas e de implementação imediata", disse o francês, confiante. Em demonstração de unidade - após duas semanas de divergências -, os governos da França e da Alemanha realizarão encontros ministeriais nesta tarde e a seguir anunciarão à imprensa, no mesmo momento, em Paris e Berlim, os termos de seus planos de salvamento.

Leia mais>>


PÂNICO GLOBAL Crise afetará criação de empregos formais O mercado de trabalho já dá sinais de arrefecimento, acompanhando a redução do ritmo de crescimento da economia. Embora seja difícil prever a proporção dos impactos da crise no emprego e na renda em futuro próximo, o quadro não foge às perspectivas problemáticas de um cenário macroeconômico de recessão mundial e suas repercussões no Brasil – de uma expansão mais modesta do Produto Interno Bruto (PIB).

O processo de desaceleração do mercado de trabalho está em curso, mas deve ficar mais evidente a partir último trimestre deste ano, diz o economista da LCA Consultores Fábio Romão. De maio para agosto, afirma, a taxa mensal de crescimento do estoque de ocupados já caiu de 4,6% para 3,7%. E, segundo projeções da consultoria, a sua expansão anual deve passar de 3,4% em 2008 para 2,35% no próximo ano.

Leia mais>>


CRISE FINANCEIRA Europa vai comprar ações para tirar bancos da crise Adoção de medidas intervencionistas e compra de ações de empresas com dificuldades financeiras são as principais medidas, de 14 no total, acordadas pelos países que adotaram o euro como moeda, o chamado G15. O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, em pronunciamento ao fim da reunião deste domingo, disse que os países europeus decidiram agir em conjunto para proteger a economia do bloco. Barroso disse ainda que a reunião deste domingo foi uma grande demonstração de união da Comunidade Européia.

Os países se comprometeram a garantir os empréstimos interbancários e impedir que os bancos quebrem. Alemanha, França e Itália devem apresentar até quarta-feira os detalhes das 14 propostas desta ação coordenada.

Leia mais>>


BANHO-MARIA PMDB arma para presidir o Congresso A bancada do PMDB no Senado decidiu manter em “banho-maria” a discussão sobre o próximo presidente. É uma estratégia para viabilizar o partido presidindo as duas casas do Congresso, com Michel Temer (SP) na Câmara e José Sarney (AP) no Senado. Tião Viana (PT-AC) ainda insiste em presidir o Senado e tenta envolver o presidente Lula em seu projeto. O PMDB não admite publicamente, mas veta o nome de Viana.
Leia mais>>


AFETANDO O IPCA Dólar faz preço da carne disparar Quem acha que a arrancada do dólar frente ao real prejudica apenas aqueles que negociam com a moeda americana vai tomar um susto na próxima visita ao supermercado. Os principais frigoríficos do país decidiram enviar a maior parte da produção para o exterior e restringiram a oferta de carne bovina no mercado interno. Com isso, o preço da carne aumentou, em média, 21% em outubro. De acordo com avaliação dos economistas, as maiores altas foram do contra-filé, que chegou a subir 54%, e da picanha (36%). E até as carnes de segunda, como chã de dentro e acém, registraram um reajuste bem acima da inflação. O mais provável é que essa alta afete o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste mês, que ficaria entre 0,30% e 0,35%, e agora pode chegar à casa dos 0,5%.
Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP