sexta-feira, 12 de setembro de 2008

HOJE 12/09 NAS MERCENÁRIAS.


PESQUISA
Aprovação a Lula bate recorde histórico
Embalado por bons resultados na economia e por grande exposição na campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o seu próprio recorde de avaliação positiva. Segundo pesquisa Datafolha, 64% da população considera seu governo ótimo ou bom. O recorde anterior já colocava Lula na frente de todos os presidentes eleitos após a redemocratização.

Leia mais>>


VIZINHOS EM CRISE
Conflito na Bolívia mata 8 e corta fornecimento de gás
No dia mais violento da recente onda de protestos na Bolívia, pelo menos 8 partidários do presidente Evo Morales morreram e 34 ficaram feridos num confronto com opositores no Departamento (Estado) de Pando, no norte do país. O choque ocorreu quando os governistas, quase todos camponeses, tentaram romper um bloqueio de estrada promovido por partidários do governador do departamento, Leopoldo Fernández, feroz opositor de Evo.

"Estamos falando de um verdadeiro massacre que tem como responsável o governador de Pando", declarou o vice-ministro de Coordenação de Movimentos Sociais, Sacha Llorenti, ao confirmar a cifra de mortos. Segundo Llorenti, outros 30 camponeses foram levados pelos opositores a Cobija, capital departamental, e feitos "reféns" na sede do Comitê Cívico de Pando.

Horas antes, Evo afirmou que seu governo defenderá a democracia sem responder à violência, mas advertiu que "paciência tem limites".

Leia mais>>


REFÉM DA ÁREA ECONÔMICA
Saúde tem rombo de R$ 5,5 bilhões
A bancada da saúde na Câmara e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas) refizeram as contas do governo e avaliam que será preciso a liberação de um crédito suplementar de R$ 5,5 bilhões para o setor ter fôlego até o final do ano. Este é o tamanho do rombo que especialistas prevêem para dezembro e que pode levar a falta de repasses para o Sistema Único de Saúde (SUS). O governo, por outro lado, sustenta que não há problemas orçamentários.

O número leva em consideração os serviços e a demanda nos hospitais públicos por todo o país. Serão atingidos, especialmente, os atendimentos ambulatoriais. Há, ainda, previsão de falta de medicamentos para os tratamentos chamados "excepcionais" que assistem pacientes, por exemplo, com esclerose múltipla.

Leia mais>>


CAOS E MORTE
Bolívia: confrontos deixam 8 mortos e Evo Morales rejeita ajuda do Brasil
A escalada de violência entre grupos pró e contra o governo de Evo Morales, que já provocou a morte de oito pessoas, e a gravidade da situação na Bolívia levaram o governo brasileiro a pensar num plano B, cujo objetivo é retirar brasileiros do país vizinho, caso o quadro se deteriore ainda mais. A maior parte dos cidadãos brasileiros que vive em território boliviano, em torno de 450 mil, está em Santa Cruz, um dos departamentos que fazem oposição ferrenha ao presidente. Na tarde de quinta-feira, o fornecimento de gás natural para o Brasil pela empresa Transierra foi restabelecido . Após interrupção de mais de sete horas, o serviço voltou a operar com quase toda a sua capacidade às 15h (horário de Brasília). O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, previu que o fornecimento deve se normalizar dentro de dois ou três dias .

Leia mais>>


SANTA CRUZ DE LA SIERRA
Mortes e caos na revolta contra Morales
Já chega a oito o número de mortes e 20 feridos no violento confronto entre empregados da prefeitura e camponeses no departamento de estado de Pando, na Bolívia, próximo à fronteira com o Peru. Segundo informações da BBC Brasil, os opositores do presidente Evo Morales continuam ocupando órgãos públicos do governo central. Em Santa Cruz de La Sierra, capital do departamento de estado de Santa Cruz, o comércio, mais movimentado do país, fechou as portas.Os departamentos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando são os que concentram os fortes protestos contra Morales, mas também já há manifestações em Chuquisaca. As medidas mais contestadas do governo boliviano são o corte no repasse de verbas do setor petroleiro para as regiões e o texto da nova constituição, que incluiu itens como reforma agrária.

Leia mais>>


VIZINHO EXPLOSIVO
Governo já tem plano para retirar brasileiros da Bolívia
Fala-se em guerra civil. Nove pessoas morreram e centenas ficaram feridas em confrontos entre partidários da oposição e trabalhadores rurais na cidade boliviana de Cobija, fronteiriça com o Acre. Em Santa Cruz, população fez fila para tentar encher botijões — a crise provoca colapso no abastecimento. Sabotagem em uma das válvulas do gasoduto interrompeu por seis horas metade do fornecimento de gás natural às termelétricas brasileiras. Enquanto Evo Morales diz que “paciência tem limite”, Brasil, Argentina e Venezuela tentam uma saída negociada para o conflito.

Leia mais>>

0 comentários:

Blog do Zé Dirceu

Blog os amigos de presidente Lula

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP